Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Cachorro tem umbigo?

Por que índio não tem barba? Por que o meu cachorro não tem umbigo? Clara Martins, Osasco, SP Tô nem aí pr’ocê. Por que você relacionou isso? Seu cachorro se chama Índio? Ele não tem pelos? Você tem umbigo? E barba? Posso parar de perguntar e responder logo antes que fechem a página? Os índios […]

Por Oráculo
Atualizado em 21 dez 2016, 09h07 - Publicado em 13 jul 2012, 14h33

Por que índio não tem barba? Por que o meu cachorro não tem umbigo?
Clara Martins, Osasco, SP

cachorro

Tô nem aí pr’ocê.

Por que você relacionou isso? Seu cachorro se chama Índio? Ele não tem pelos? Você tem umbigo? E barba? Posso parar de perguntar e responder logo antes que fechem a página?

Os índios não têm barba porque eles fazem parte da etnia dos mongoloides, caracterizada pela ausência de pelos no corpo e no rosto.

Continua após a publicidade

O diretor do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele, Adriano Almeida, explica que a ação hormonal no índio é maior no corpo e menor no couro cabeludo. É por isso que eles têm menos pelos no corpo e menor predisposição à calvície. Segundo Adriano, que é dermatologista e tricologista (e, por favor, tricologista é o profissional especializado em pelos), os mongoloides têm características bem definidas, como cabelos lisos, grossos e abundantes. Além dos índios, os japoneses e chineses também são dessa etnia – daí a semelhança entre esses povos.

O dermatologista Adilson Costa, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), também destaca o fato de os índios viverem em comunidades fechadas, casando-se entre si, o que acaba por perpetuar as características genéticas de geração em geração. Apesar disso, Almeida afirma que existem casos de miscigenação. “É possível encontrar alguns mongoloides com barba”, relata. Também pode haver situações de distúrbio endócrino. Algumas índias têm grande quantidade de pelos no rosto por causa de um descontrole hormonal.

BELEZA. E O CACHORRO?
Ele tem umbigo sim, mas é muito discreto. Pegue seu cachorro no colo e vire-o de barriga para cima. Procure então uma pequena marca entre os pelos, bem no meio do abdômen. “Só não pode querer encontrar um umbigo como o nosso”, alerta o veterinário Marcelo Meller Alievi, diretor do Hospital de Clínicas Veterinárias da UFRGS.  Ou seja, umbiguinho sexy, com marca de piercing de uma moda axé que ficou no passado, ou então aquele umbigão maroto saltado, esqueça. Umbigo de cachorro é umbigo de cachorro.

Como quase todos os mamíferos, o cão também tem uma cicatriz umbilical, mas ela não é tão evidente. O veterinário explica que a vida placentária dos cães é igual a nossa. Quando o filhote nasce, o cordão umbilical regride e deixa uma cicatriz. Nos cães e gatos, no entanto, não se forma uma cavidade tão visível como nos humanos. E o umbigo fica escondido sob o pelo.

Continua após a publicidade

O que também acontece entre alguns humanos.

kiwi

(créditos das imagens: One From RM [1] e Krassy Can Do It [2])

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.