É verdade que leite de caixinha tem soda cáustica?
Caro Oráculo, meu pai sempre reclama do leite em caixa pois diz que ele tem soda. Isso mesmo, soda cáustica. E eu rebato falando que não. Por favor encerre de uma vez por todas essa nossa discussão familiar. Matheus Alves de Andrade Por lei, lei não deveria ter soda cáustica. UFA QUE BOM. […]
Caro Oráculo, meu pai sempre reclama do leite em caixa pois diz que ele tem soda. Isso mesmo, soda cáustica. E eu rebato falando que não. Por favor encerre de uma vez por todas essa nossa discussão familiar.
Matheus Alves de Andrade
Por lei, lei não deveria ter soda cáustica. UFA QUE BOM.
“O uso da soda no leite é expressamente proibido pela legislação, independente da concentração”, afirma a veterinária e especialista em saúde animal Vania Oliveira, pesquisadora da Embrapa Gado de Leite. O problema é que, na prática, já houve fraudes em que se constatou a presença da substância. Isso ocorreu no Rio Grande do Sul, em 2013 – desde então, o Ministério Público local segue fazendo investigações.
A soda é utilizada para neutralizar a acidez do leite. Algumas bactérias transformam a lactose, o açúcar do leite, em ácido. “Como a soda é alcalina, seu uso teria a finalidade de camuflar um leite que se tornaria ácido por ter sido obtido e acondicionado em más condições de higiene ou que permaneceu em temperaturas inadequadas de conservação e transporte”, explica a pesquisadora. Ou seja, além dos danos à saúde, a soda também mascara um produto de má qualidade.
Em alta concentração, a soda cáustica altera o sabor e a textura do leite, o que pode ser percebido pelo consumidor. “Isso vai depender, porém, da quantidade e do tipo de conservante que foi adicionado ao leite e de outros fatores como, por exemplo da sensibilidade e do olfato”, completa. Pela legislação, é proibido o uso de qualquer tipo de conservante. “É liberado apenas o uso de um estabilizante (citrato de sódio) para evitar a precipitação do leite e por não ser prejudicial à saúde”, esclarece Vania.
Entre as fraudes ao produto, a adição de soda nem é a mais comum. As substâncias mais adicionadas são água e soro de queijo para aumentar o volume. Mas esses problemas estão relacionados ao leite, não à embalagem. “Quando existe a intenção de adulteração, tanto a soda quanto algum outro produto químico usado como conservante, são adicionados ao leite antes do envasamento”, diz.
Ou seja, não é um fato, mas é possível haver soda no leite. Em parte seu pai está certo em desconfiar. Mas o problema não está só no leite de caixinha. E, com isso, encerramos a discussão sem dizer quem é o vencedor. Estamos no clima das infinitas mesas redondas pós-jogos da Copa.
Boa noite.