Inseticida vencido é mais perigoso ou menos?
Oh, grande detentor do conhecimento e exterminador de todos os enigmas que assolam a cabeça de nós, mortais, me responda essa: quando um veneno perde sua validade, ele se torna mais venenoso ou menos venenoso? Se responder, eu lhe dedico um sacrifício com pernilongos de veneno vencido =] Icaro Gama, Salvador, BA “TOMEI UM […]
Oh, grande detentor do conhecimento e exterminador de todos os enigmas que assolam a cabeça de nós, mortais, me responda essa: quando um veneno perde sua validade, ele se torna mais venenoso ou menos venenoso? Se responder, eu lhe dedico um sacrifício com pernilongos de veneno vencido =]
Icaro Gama, Salvador, BA
“TOMEI UM BAGULHO DOIDO”
Ó, Icaro, filho de Dédalo, que não voa nem muito baixo nem muito seguro, mas deveras alto, a beijar o Sol. Infelizmente, o sacrifício ficará para depois, já que a Anvisa diz que não dá para saber se o veneno fica mais ou menos perigoso depois de vencido.
Depois de a validade expirar, algumas substâncias se modificam, e o veneno pode ficar mais inofensivo para um mosquito, mas mais tóxico para o ser humano. A Anvisa explica que o aumento ou redução da toxicidade depende do processo de degradação das substâncias presentes na fórmula – e isso, my friendinho, varia muito.
Para completar, a Anvisa não faz uma análise dos produtos vencidos para saber a variação do efeito tóxico dos inseticidas.
(foto: Emilian Robert Vicol)