Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

O botão que deixa o sinal vermelho para atravessar a rua funciona de verdade?

Afinal, aquele botão pra travessia de pedestres funciona mesmo? Se sim, como funciona? Isabela de Paula, Diadema, SP Essa galera de Berlim é muito maneira, népussive. Ah, você também ouviu aquela história que esses botões foram inutilizados nos 60, durante a Primeira Guerra dos Hippies, e que na verdade eles são um teste meio Big […]

Por Oráculo
Atualizado em 21 dez 2016, 09h07 - Publicado em 27 jul 2012, 19h57

Afinal, aquele botão pra travessia de pedestres funciona mesmo? Se sim, como funciona?
Isabela de Paula, Diadema, SP

semaforo-berlim

Essa galera de Berlim é muito maneira, népussive.

Ah, você também ouviu aquela história que esses botões foram inutilizados nos 60, durante a Primeira Guerra dos Hippies, e que na verdade eles são um teste meio Big Brother que analisa nosso comportamento de gado? Bem, here is the thing: sim, o botão para a travessia de pedestres realmente funciona, mas pode demorar um pouco para o semáforo abrir (bem, você pode acreditar no Oráculo ou achar que eu também fui corrompido pelo ~Sistema~).

Ao apertar a botão, o pedestre inicia uma reprogramação dos semáforos do cruzamento para antecipar o fechamento do sinal que foi acionado. Ou seja, depois que você aperta o dito cujo, todas as sinaleiras/farois/sinais/semáforos ouoquediabossefalanasuacidadeleitor no entorno precisam ser reprogramados – e esse é o motivo da demora. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade de São Paulo (CET), somente depois que o ciclo dos sinais se completar a luz vermelha é ligada para os veículos, autorizando a travessia de pedestres.

Na prática, se o semáforo de veículos estava aberto há algum tempo, o processo é mais rápido. Mas caso o usuário aperte o botão no início de um ciclo verde para os carros, terá que aguardar um tempo maior. A programação varia de acordo com o cruzamento e horário. À noite, por exemplo, há locais em que o fluxo de pedestres é extremamente reduzido, quase nulo. Neste caso, o vermelho dos veículos só entra em operação se o botão do pedestre for acionado.

Há cruzamentos que possuem fluxos diferenciados (eu adoro essa palavra) ao longo do dia. Em determinados horários, o número de pedestres é maior e, em outros momentos, o fluxo de veículos é o mais intenso. A programação dos semáforos de veículos e pedestres é feita de acordo com a demanda e, por isso, às vezes, as pessoas passam num mesmo cruzamento em horários diferentes e têm a sensação de que o tempo do semáforo ficou mais lento.

Atualmente, existem cerca de 11 mil botões de pedestre instalados em semáforos só na cidade de São Paulo.

(crédito da imagem: [martin])

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.