PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

O que um piloto de avião sente ao romper a barreira do som?

Ó, poderoso cabra-da-peste. Santos Dumont e Albert Einstein se foram, mas a minha dúvida permanece: o que sente/ouve uma pessoa a bordo de um avião no momento em que rompe a barreira do som? Aerton Calaça, Natal, RN KK A pessoa não sente lá grandes coisas, Aerton. Fuen. A única diferença para o piloto é que […]

Por Oráculo
Atualizado em 21 dez 2016, 09h07 - Publicado em 11 fev 2015, 12h12

Ó, poderoso cabra-da-peste. Santos Dumont e Albert Einstein se foram, mas a minha dúvida permanece: o que sente/ouve uma pessoa a bordo de um avião no momento em que rompe a barreira do som?
Aerton Calaça, Natal, RN

barreira-do-som

KK

A pessoa não sente lá grandes coisas, Aerton. Fuen. A única diferença para o piloto é que o voo fica mais suave. Comparando com um carro, é como ele se passasse de uma estrada pedregosa para outra de asfalto. Segundo o engenheiro mecânico do Instituto de Tecnologia de Israel, Guy Trakht, que também é controlador de voo reservista do exército, quem está dentro do avião não ouve nem o barulhão característico que ele faz no momento em que ultrapassa a barreira do som. Só quem está no solo ouve esse estrondo.

Se liga na explicação da Mundo Estranho, aquela revistinha marota: “O som se propaga no ar em ondas concêntricas, como faz uma pedra ao cair em um lago. A barreira do som é o limite de velocidade em que um avião pode se deslocar no ar sem atropelar as ondas sonoras emitidas por ele mesmo. A velocidade do som no ar é de 340 metros por segundo (1 200 km/h), aproximadamente. À medida que o avião acelera, essas ondas vão se juntando e ficando como que empilhadas à sua frente, como uma série de barbantes entrelaçados. Quando o avião finalmente consegue superar a velocidade das ondas, rompe esse cordão imaginário.”

E não é preciso ser um avião para conseguir isso. Em 2012, Felix Baumgartner foi o primeiro homem a rompê-la ao saltar da estratosfera. Se você não estava na estratosfera naquele ano, provavelmente se lembra disso.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.