Optimus Prime só pega 1,5% de alíquota: o IPVA dos veículos da ficção
Calculamos quanto James Bond, os Ghostbusters ou Herbie pagariam para circular na cidade de São Paulo. (Spoiler: o Relâmpago Marquinhos é isento.).
Para elaborar o gráfico abaixo, consideramos as alíquotas de IPVA do estado de São Paulo, que são de 4% para carros de passeio e 1,5% para caminhões.
Os preços foram extraídos do site da Hagerty — uma seguradora de modelos clássicos cujo banco de dados dá os valores médios de qualquer veículo antigão no mercado de usados dos EUA — e convertidos para reais pela cotação do dólar no começo de dezembro de 2024, quando a moeda gringa saia aproximadamente R$ 6.
Optamos por considerar o mercado americano porque muitos desses veículos são raríssimos no Brasil e não seria possível calcular um preço médio confiável com os poucos (ou nulos) exemplares que à venda. Em 2016, quando uma DeLorean DCM-12 idêntica à do filme De Volta para o Futuro apareceu no Mercado Livre, o anúncio virou até notícia na revista AutoEsporte.
Não consideramos o custo altíssimo do frete para cá, tampouco o imposto de importação. Naturalmente, é impossível incluir o valor embutido das modificações necessárias para tornar esses veículos realmente idênticos a suas contrapartes fictícias: quanto custariam os feitiços de Arthur Weasley no Ford Anglia ou o equipamento dos Caça-Fantasmas?
A notícia boa é que nenhum dos veículos abaixo realmente pagaria IPVA em São Paulo, porque todos foram fabricados há mais de vinte
anos e estariam isentos. Em nome da imaginação, finja que Fuscas e DeLoreans são as maiores novidades do mercado automotivo. Sem mais delongas, segue o gráfico:
–
O que é o “ló” do pão de ló?
Para além de “It, a Coisa”: 5 livros de Stephen King para comprar na Black Friday
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
“Adolescência” pode ir até os 32 anos, indica estudo que descreve cinco fases do cérebro
Vídeo de lobo selvagem roubando armadilha pode ser primeiro registro de uso de ferramentas na espécie







