Por que dormimos mal quando dormimos muito?
Se vou dormir às 3 horas da manhã, consigo acordar às 9h tranquilamente. No entanto, se eu dormir às 23h, só consigo acordar depois das 10h. Por que?

O leitor Guilherme Odri, de São Paulo, pergunta: Me intriga um comportamento estranho do meu corpo: se vou dormir às 3 horas da manhã, consigo acordar às 9h tranquilamente.
No entanto, se eu dormir às 23h, só consigo acordar depois das 10h. A impressão que eu tenho é que quanto menos tempo eu tenho para dormir, “melhor” eu durmo. Por quê?
Provavelmente o que faz você acordar pior depois de passar mais horas na cama é o REM, que ocorre mais intensamente no final do sono.
Em inglês, a sigla REM significa Rapid Eye Movement (Movimento Rápido dos Olhos). Nessa fase do sono, além da movimentação acelerada dos olhos por trás das pálpebras fechadas, sonhamos mais e a atividade cerebral é bastante elevada – tão intensa que chega a ser parecida com a que temos quando estamos acordados.
Mas o que isso tem a ver com a sua indisposição após dormir muito? O pneumologista Denis Martinez, fundador da Associação Brasileira de Sono, explica: “Quando o sono é prolongado, o tempo de sono REM aumenta. Ele ocorre em maior quantidade no final do sono e depende de uma redução da atividade da noradrenalina e da serotonina – que são associados ao bem estar. A queda desses dois neurotransmissores ‘antidepressivos’ causa mal-estar, tristeza, apatia”.
Ou seja, quanto mais você dorme, mais tempo você tem de sono na fase REM. E quanto mais sono REM, mais chances de acordar triste e apático porque os antidepressivos naturais estão menos ativos no organismo. Para se ter uma ideia de como isso pode interferir em nossas vidas, reduzir o sono REM já foi inclusive uma das alternativas para tratar depressão, antes do desenvolvimento de terapias mais modernas.
O especialista lembra que não é possível (nem recomendável!) evitar o REM. Mas também não é legal prolongá-lo demais. A saída é reduzir a duração do sono – desde que você mantenha uma quantidade saudável de horas na cama por dia.