Qual é a língua falada pelos cardeais no conclave?
Oráculo! Qual será a língua utilizada pelos cardeais no conclave? Henrique Rech Neto, Porto Alegre, RS Habemus. Latim. Não só na votação ultrassecreta e mais badalada que vernissage com bebida liberada que vai eleger o novo papa, mas em outras reuniões da Igreja Católica. “Todos os atos oficiais são feitos em latim, a língua oficial da […]
Oráculo! Qual será a língua utilizada pelos cardeais no conclave?
Henrique Rech Neto, Porto Alegre, RS
Habemus.
Latim. Não só na votação ultrassecreta e mais badalada que vernissage com bebida liberada que vai eleger o novo papa, mas em outras reuniões da Igreja Católica. “Todos os atos oficiais são feitos em latim, a língua oficial da cidade-estado do Vaticano. No conclave, as perguntas, as respostas e as cédulas de votação são todas em latim”, esclarece o consultor jurídico-canônico da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a famosa CNBB, frei Evaldo Xavier Gomes.
Por isso que o novo pontífice é anunciado com aquele Habemus Papam, frase em latim para “temos papa”. Mas isso, provavelmente, você, a Ilze Scamparini e toda a torcida do Grêmio estão cansados de saber.
(crédito da imagem: MarcelGermain)