Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Quem é o Bhaskara da fórmula matemática?

Um importante matemático indiano – que não usava a fórmula que você decorou no Ensino Médio.

Por Luisa Costa
20 abr 2023, 09h32

A coisa se chama fórmula de Bhaskara apenas no Brasil. E faz pouco sentido: o matemático indiano Bhaskara Akaria não inventou a fórmula.

Conhecido como “o sábio”, Bhaskara nasceu na Índia em 1114 e morreu por volta de 1185. Foi professor, astrólogo, astrônomo – e um dos matemáticos mais importantes do século 12. Sucedeu outro matemático indiano notável, Brahmagupta (598–665), chefiando um observatório astronômico em Ujjain, o principal centro matemático da Índia antiga. Mas não teve relação com a fórmula que leva seu nome.

A fórmula de Bhaskara, para quem não lembra das aulas de Ensino Médio, é: x = -b ± √(b² – 4ac)/ 2a, e ela serve para resolver equações de segundo grau (as do tipo ax² + bx + c = 0).

Até o fim do século 16, não se usava uma fórmula para descobrir os valores de “x” nas equações. Foi a partir dos trabalhos dos matemáticos franceses François Viète e René Descartes, nos séculos 16 e 17, que se tornou comum usar letras para representar os coeficientes de uma equação – e que a resolução geral das equações de segundo grau adquiriu o aspecto que tem hoje.

Na época de Bhaskara, era diferente: os matemáticos usavam “regras”, descrições por extenso, com versos que facilitavam a memorização do passo a passo para resolver equações e outros problemas. Em suas obras, Bhaskara usa regras assim – e cita procedimentos usados por outros matemáticos indianos, como Sridhara, que viveu um século antes dele, para resolver as equações de segundo grau.

A ideia de dar a Bhaskara os créditos para a fórmula se estabeleceu no Brasil por volta da década de 1960 – e não se sabe ao certo por quê. Uma hipótese está na utilização de um livro do indiano no sistema de ensino brasileiro.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Pergunta de @marciomcpiaui, via Instagram.

Fontes: “Uma breve história da equação do 2º grau”, de Hermes Antônio Pedroso; “A equação quadrática e as contribuições de Bhaskara”, de Eduardo Gomes Guedes; “A fórmula é de Bhaskara?”, na Revista do Professor de Matemática.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.