Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Tudo sobre Astronomia

Passar rápido não basta: a distância – e algo chamado "resolução temporal" do olho humano – também estão em jogo.
Projeto BINGO

Radiotelescópio Bingo, no interior da Paraíba, investigará energia escura

Por Luisa Costa Atualizado em 8 jul 2021, 21h44 - Publicado em 6 jul 2021, 19h38
O equipamento planejado para 2022 põe o Brasil no mapa das pesquisas sobre expansão do Universo, pulsares, rajadas de rádio e outros temas centrais da astronomia contemporânea.
O TOI-1231 b, recém-descoberto por cientistas, está a 90 anos-luz de nós e possui 15,4 vezes a massa da Terra.
Uma queda no brilho parecia indicar que o ombro da constelação de Órion estava prestes a morrer em um fenômeno violento chamado supernova. Mas há uma nova explicação, bem mais prosaica: ela expeliu uma nuvem.
Essas felpudas, fora de época para o ano marciano, deram um show com a luz do crepúsculo – e parecem ser feitas de dióxido de carbono congelado, o famoso gelo seco.
O mapa cobre um oitavo do céu noturno visível da Terra. Veja como interpretá-lo.
O dia começa com uma “Lua de Sangue”, que ficará parcialmente visível no Brasil; no final da tarde, haverá a "Superlua"; saiba como acompanhar os dois fenômenos, olhando o céu ou pela internet
O sistema se formou 1,4 bilhão de anos após o Big Bang. Seu estudo pode ajudar pesquisadores a compreenderem a evolução da Via Láctea e do próprio Sistema Solar.
Entenda como o Sistema Solar evoluiu de um disco de gases e poeira para o lar da Terra, de Marte e do resto da nossa vizinhança.
SI_427_eSe_SITE

E se uma grande tempestade solar atingisse a Terra?

Por Fábio Marton Atualizado em 21 Maio 2021, 12h17 - Publicado em 20 Maio 2021, 19h27
Em 2012, uma forte tempestade solar passou de raspão na Terra. Se ela tivesse acertado, possivelmente estaríamos nos recuperando até hoje.
Cientistas simularam o nascimento de uma estrela – veja o vídeo

Cientistas simularam o nascimento de estrelas em uma nebulosa. Veja o vídeo

Por Carolina Fioratti Atualizado em 19 Maio 2021, 16h00 - Publicado em 19 Maio 2021, 15h59
A animação, que consumiu 100 dias de trabalho com um supercomputador, simula todas as variáveis envolvidas no processo. Confira o resultado.
Do ponto de vista tecnológico, estabelecer colônias em Marte já não parece algo tão distante. Mas este é um plano caro, e quem topar viver por lá terá que enfrentar uma série de desafios.
Achou que só existia cartografia da Terra? Dá para fazer o mesmo com o céu.
29-04_astronauta_SITE

Michael Collins, astronauta da Apollo 11, morre aos 90 anos

Por Rafael Battaglia Atualizado em 29 abr 2021, 19h59 - Publicado em 29 abr 2021, 19h43
Piloto do módulo de comando Columbia, ele foi fundamental para a chegada do homem à Lua. Relembre a sua trajetória.
Apelidado de "Unicórnio", ele tem "só" três vezes a massa do Sol e está a 1,5 mil anos-luz da Terra. Acredite: isso é perto.
Pesquisadores usaram um simulador de atmosfera para recriar as manchas que aparecem nos polos do planeta vermelho – e que, claro, não têm nada de aracnídeas.
31-03_Blackhole_SITE

Cientistas podem ter descoberto raríssimo buraco negro intermediário

Por Rafael Battaglia Atualizado em 1 abr 2021, 10h09 - Publicado em 31 mar 2021, 18h16
Ele pode ajudar a entender como os buracos negros supermassivos, com milhões de vezes a massa do Sol, surgiram.
25-03_Blackholes_SITE

Astrônomos observam pela primeira vez campo magnético ao redor de buraco negro

Por Carolina Fioratti Atualizado em 25 mar 2021, 18h56 - Publicado em 25 mar 2021, 18h17
A nova imagem pode ajudar pesquisadores a compreenderem como o buraco negro lança jatos de plasma no espaço. Entenda.
Pela primeira vez, cientistas conseguiram medir a velocidade dos ventos da atmosfera intermediária do planeta. Os resultados revelam tempestades três vezes mais fortes do que os piores tornados terrestres.
18-03_Oumuamua_SITE

Objeto interestelar Oumuamua pode ser fragmento de um exoplaneta

Por Carolina Fioratti Atualizado em 18 mar 2021, 20h43 - Publicado em 18 mar 2021, 19h15
O 1º objeto de fora do Sistema Solar detectado em nossa vizinhança parece ser feito de nitrogênio congelado – oriundo de um planetinha similar a Plutão.