Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Um adulto de 30 cm teria a voz mais aguda ou soaria normal?

Desde que as pregas vocais e os demais órgãos envolvidos na fala desse liliputiano fossem proporcionalmente menores, sim: sua voz seria como a de um bebê.

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 jan 2021, 10h10 - Publicado em 11 jan 2021, 12h58

Vamos primeiro ignorar o fato de que um ser humano comum com 30 cm é uma impossibilidade biológica. Legal: desde que as pregas vocais e os demais órgãos envolvidos na fala desse liliputiano fossem proporcionalmente menores, sua voz seria aguda, como a de um bebê.

Sabemos disso intuitivamente: em uma orquestra, o instrumento de cordas mais agudo (o violino) é também o menor, e o mais grave (o contrabaixo) é o maior. Cordas mais curtas e de calibre menor vibram mais rápido – isto é, em uma frequência mais alta – e produzem ondas de comprimento menor, que ressoam bem dentro das caixas igualmente menores desses instrumentos.

O mesmo vale para o naipe de madeiras: a minúscula flauta piccolo chega a incomodar o ouvido, e o fagote, um tubo com 2,5 metros, produz as notas retumbantes lá embaixo. 

Comprimento menor e frequência alta são o que identificamos como “agudo”. Essa mesma lógica dos instrumentos se aplica ao nosso aparelho fonador. Um sistema fonador pequeno apresentará cordas (ou pregas) vocais e tubos menores”, explica Regis Faria, especialista em acústica musical da USP. “E, portanto, apresentará suas frequências naturais na faixa das frequências médias a mais agudas.”

Ilustração de @cathgomeswow

Continua após a publicidade

Pergunta de @carmenelcgoncalves

P.S. I’m Groot!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.