Bicicleta natural
Bicicleta é um objeto de metal – com alguns apetrechos feitos de outros materiais como borracha e plástico – usado para facilitar a mobilidade através da utilização da energia humana, certo? Errado!
Marco Facciola, um garoto de 16 anos, criou uma bicicleta completamente diferente e – mais importante – sustentável. Nada de metal, plástico ou borracha! Cada uma das partes desse veículo supersustentável – do guidão à correia, passando pelos pedais e pelo banco – é feita de madeira!
Tudo começou quando ele bolava um projeto não acadêmico para a International Baccalaureate – Ibo, fundação educativa, criada em 1968 para ajudar jovens carentes de 125 países em seu desenvolvimento intelectual, pessoal, emocional e social.
Na verdade, a idéia de criar a bicicleta de madeira surgiu, mesmo, após ouvir as histórias do avô, que durante a 2ª Guerra Mundial era obrigado a fazer pneus de madeira em sua bicicleta por causa da escassez de borracha na época. Quando se envolveu com o projeto da Ibo, viu a grande chance de concretizar sua idéia.
Desde que se envolveu nesse projeto, o maior problema de Marco sempre foi criar a correia. Afinal, como seria possível fazer uma correia de madeira que agüentasse o atrito e tivesse resistência suficiente para não estourar a qualquer momento?
Encontrar a solução para esse impasse tomou cerca de 40% do tempo utilizado para a construção da bicicleta, mas valeu a pena. Depois de muita pesquisa, ele conseguiu unir cerca de 100 pequenos – mas firmes e resistentes – pedaços de madeira para criar a engrenagem complicada das correias. Isto feito, não demorou muito para Marco tornar real o modelo de bicicleta mais ambientalmente correto do planeta.
Mas de que adianta criar um objeto tão bacana se ele não tiver aplicação real? Será que pode ser adotada como uma boa opção de transporte em tempos de sustentabilidade urgente?
Que ela tem vantagens, não há dúvida! Além de correta em termos ambientais, é mais barata do que o modelo tradicional, que é feito de metal, plástico e borracha. Por outro lado, é mais pesada, o que exige um pouco mais de esforço de seu usuário. E, certamente, não deve durar tanto quanto sua concorrente. Mas, apesar dessas ressalvas, a bicicleta natural de Marco tem tudo pra dar certo.
Mas a grande questão desse modelo supermoderno – se é que podemos chamar assim – é outra: para ser realmente perfeita, ela tem que ser feita de madeira certificada. Será que a de Marco é?