Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Caranguejo muda de sexo com tinta poluente

Por Débora Spitzcovsky
Atualizado em 19 ago 2024, 13h57 - Publicado em 17 ago 2009, 19h53

A suspeita veio de uma pesquisa realizada por pesquisadores da Unesp – Universidade Estadual Paulista, que, depois de mapearem 13 regiões do litoral paulista e carioca, encontraram, em três dessas áreas, caranguejos ermitões da espécie Clibanarius vittatus com órgãos sexuais dos sexos masculino e feminino.

A descoberta não significaria nada, se existissem ermitões hermafroditas na natureza, mas o fato é que não existem. Instigados, os pesquisadores analisaram os crustáceos e encontraram o possível motivo dessa anomalia genética: o composto TBTTributilestanho, presente em tintas usadas por pescadores para pintar o casco dos barcos e evitar que algas e mexilhões grudem na embarcação, diminuindo sua velocidade.

A substância é altamente tóxica e, comprovadamente, provoca mudança sexual em moluscos. A suspeita dos pesquisadores é de que o TBT também afete os ermitões, o que caracterizaria essa fase hermafrodita, observada na pesquisa, como a primeira etapa da transição do sexo feminino para o masculino.

Por enquanto, trata-se de uma desconfiança, que deixará de existir dentro de algum tempo, já que os pesquisadores iniciarão experimentos laboratoriais para comprovar a ligação do TBT com a mudança de sexo. Mas, enquanto isso, o composto continua sendo vendido no mercado brasileiro, poluindo nosso litoral e, possivelmente, intoxicando nossa biodiversidade.

Continua após a publicidade

A Organização Marítima Internacional já afirmou, em convenção, que é contrária ao produto e atualmente, no mercado, existem outras tintas navais que podem ser usadas para o mesmo fim, sem prejudicar o meio ambiente. Em países como Japão e França, a comercialização do produto já é proibida. E, aqui, no Brasil? O que será que estamos esperando?

Foto via Ahoerstemeier

Leia também:
Um mundo só de fêmeas

*Unesp – Universidade Estadual Paulista

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.