Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

Diga não ao marfim, pelo bem dos elefantes!

Por Débora Spitzcovsky
Atualizado em 19 ago 2024, 15h01 - Publicado em 11 mar 2010, 18h46

Há mais de 20 anos, a Cites – Convenção do Comércio a Espécies em Extinção, da ONU, proibiu o mundo de comercializar marfim. Ainda assim, caçadores matam, todos os anos, de forma ilegal, mais de 30 mil elefantes para arrancar seus dentes com machados e motoserras e comercializar o marfim. Já pensou, então, se a proibição da ONU não existisse?

Pois, acredite, é o que está prestes a acontecer. Os governos de dois países africanos, Tanzânia e Zâmbia, estão pressionando a ONU para que ela “alivie” o decreto que proíbe, mundialmente, a comercialização do marfim. A atitude causou indignação em outros tantos países da África, que são contra a mudança da Lei e propõem uma extensão do decreto por mais 20 anos.

Por enquanto, a ONU não se pronunciou, mas a decisão oficial será tomada neste final de semana, durante a Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies em Extinção, que acontece no dia 13 de março, em Doha. O que for decidido lá valerá por, pelo menos, 3 anos, quando acontecerá, novamente, uma outra Convenção como essa.

Para não correr nenhum risco, ambientalistas se mobilizaram e criaram uma petição, online, que exige a prorrogação da Lei. O documento está disponibilizado na Avaaz.org, uma rede fundada por ativistas de diversos países, que tem como objetivo utilizar a internet para unir pessoas do mundo inteiro em prol de causas socioambientais.

Continua após a publicidade

Por enquanto, mais de 230 mil pessoas já assinaram a petição, mas os ambientalistas querem chegar a, pelo menos, 350 mil assinaturas antes de entregar o documentos aos participantes da Convenção. Participe da petição e ajude a impedir que a temporada de caça legal aos elefantes seja reaberta!

Leia também:
O elefante africano se safou 
Um elefante incomoda muita gente 
Pequena gigante 
Na mira dos chineses 

Dica de @carolxsilveira

Siga o Planeta Sustentável:
*Twitter
*Facebook
*
Orkut

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.