O aquecimento global pode engordar!
Pelo menos, engorda os atuns. É o que diz o site da Radio Austrália. De acordo com o veículo, o aquecimento global tornou o peixe maior e com mais carne. O representante de uma associação australiana relacionada ao atum afirmou que a pesca deste ano foi excelente, pois os peixes estão com uma ótima qualidade e com tamanho surpreendente.
Mas o que isso tem a ver com o aquecimento global? Parece que o fenômeno influenciou na cadeia alimentar do atum que vive nas águas da Oceania. A lógica é a seguinte: com a temperatura das águas do sul mais elevada, os nutrientes ficam mais próximos da superfície. Os oceanógrafos da região nunca presenciaram ventos do sudeste como os de agora, o que beneficiou com que os alimentos fossem direcionados para o local onde os atuns estão concentrados. Como eles estão no topo da cadeia alimentar, foram os mais beneficiados.
Isso é bom? Pode ser. Mas o peixe já está em vias de sumir, graças à pesca predatória que reduziu os estoques do atum-azul (o mais comum na região) em 10%. A grande descoberta do homem, junto com o mar, pode desaparecer, embora esteja bem nutrido.