Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O Planeta acampado!

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 19 ago 2024, 11h19 - Publicado em 6 fev 2008, 19h54

Nós já comentamos sobre a Campus Party Brasil no post “Futurismo do Bem”. Agora, retomamos o assunto para informar que o Planeta Sustentável estará lá! Sim, o Planeta ficará 7 dias acampado no prédio da Bienal, em São Paulo, cobrindo todas as novidades desse evento que sai pela primeira vez da região ibérica para abarcar nas terras tropicais brasileiras.

O que é?

O evento já acontece há 10 anos, na Espanha, e pela primeira vez terá uma edição além mares. Por que o Brasil? Por ser um país com usuários assíduos de web. Para se ter uma idéia, o brasileiro fica 3 vezes mais no site de relacionamento Orkut do que respondendo e-mails. De 11 a 17 de fevereiro, o prédio da Bienal será ocupado por 3.000 pessoas que gostam de tecnologia e que ficarão acampadas em barracas (sim, aquelas de camping) e levarão seus computadores para acessarem a uma conexão de 5Gb. Além dessas, outras 30 mil são esperadas nas áreas abertas ao público, nas quais serão mostradas as novidades desse universo.

O conceito que motivará os encontros da festa neste ano é “a internet não é uma rede de computadores, a internet é uma rede de pessoas”. Elas se encontram, conversam, trocam experiências, vêem palestras, participam de oficinas, fazem contatos, desenvolvem novos projetos e produzem conteúdo para outros campuseiros (como são chamadas as pessoas que acampam no evento). Haverá 10 áreas nas quais os inscritos poderão freqüentar: astronomia, campusblog, criação, desenvolvimento, games, modding, música, robótica, simulação e software livre.

Além dessas áreas com programações já definidas, acontecerá também o BarCamp, que é um modelo de desconferência. Ao invés de haver apenas um palestrante que discursa para uma platéia, qualquer pessoa pode sugerir um tema e discutir com outras interessadas no mesmo assunto. É um modelo horizontal para a troca de idéias e discussões. O grande condutor dessas conversas é um quadro branco, com a divisão de horários e salas. O barcampeiro escreve sobre o que quer discutir no quadro ou puxa o assunto no site (como “A difusão do conceito sobre sustentabilidade por meio dos blogs”), interage com os outros interessados e faz a discussão na sala e no horário combinado.Meu Ambiente;
– João Guilherme Lacerda, do Transporte Ativo;
– Débora Menezes, do Educom Verde;
– João Malavolta, do Ecobservatório;
– Claudia Chow, do Ecodesenvolvimento;
– Paula Signorini, do Rastro de Carbono;
– Giuliana Capello, do Gaiatos e Gaianos.

Continua após a publicidade

Por que o Planeta Sustentável estará lá?

Por tudo isso! Principalmente pelo lema sustentável que engloba o projeto. Pensar a tecnologia como algo que provoca o isolamento das pessoas é ultrapassado. Elas querem – e precisam – se encontrar. É um estímulo à troca de idéias e ao desenvolvimento de novos meios de interação. E é por esse motivo que levaremos alguns blogueiros que cobrem um tema tão caro a nós a produzir conteúdo também, aproveitando o espaço que o BarCamp propõe a todos os participantes.

Eis os nossos convidados:
– Patrícia Magrini, do

A preocupação com a sustentabilidade também não é só no encontro. Em um país como o Brasil, em que a diferença de acesso aos produtos e serviços é gritante, não tem como desenvolver uma festa tecnológica sem pensar nas pessoas que não têm acesso a esse tipo de ferramenta. Pensando nisso, há uma programação voltada apenas à inclusão digital, com diversas oficinas e a participação de 1.500 professores da rede pública de ensino. Há, também, uma programação sustentável, chamada Campus Verde, na qual haverá exibição de filmes e acontecerão palestras sobre o tema.

Continua após a publicidade

E o Planeta preparou uma programação especial para os campuseiros! Você poderá conferir os desafios e a cobertura colaborativa com os blogueiros em breve no nosso site.

Aguardem!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.