O Planeta acampado!
Nós já comentamos sobre a Campus Party Brasil no post “Futurismo do Bem”. Agora, retomamos o assunto para informar que o Planeta Sustentável estará lá! Sim, o Planeta ficará 7 dias acampado no prédio da Bienal, em São Paulo, cobrindo todas as novidades desse evento que sai pela primeira vez da região ibérica para abarcar nas terras tropicais brasileiras.
O que é?
O evento já acontece há 10 anos, na Espanha, e pela primeira vez terá uma edição além mares. Por que o Brasil? Por ser um país com usuários assíduos de web. Para se ter uma idéia, o brasileiro fica 3 vezes mais no site de relacionamento Orkut do que respondendo e-mails. De 11 a 17 de fevereiro, o prédio da Bienal será ocupado por 3.000 pessoas que gostam de tecnologia e que ficarão acampadas em barracas (sim, aquelas de camping) e levarão seus computadores para acessarem a uma conexão de 5Gb. Além dessas, outras 30 mil são esperadas nas áreas abertas ao público, nas quais serão mostradas as novidades desse universo.
O conceito que motivará os encontros da festa neste ano é “a internet não é uma rede de computadores, a internet é uma rede de pessoas”. Elas se encontram, conversam, trocam experiências, vêem palestras, participam de oficinas, fazem contatos, desenvolvem novos projetos e produzem conteúdo para outros campuseiros (como são chamadas as pessoas que acampam no evento). Haverá 10 áreas nas quais os inscritos poderão freqüentar: astronomia, campusblog, criação, desenvolvimento, games, modding, música, robótica, simulação e software livre.
Além dessas áreas com programações já definidas, acontecerá também o BarCamp, que é um modelo de desconferência. Ao invés de haver apenas um palestrante que discursa para uma platéia, qualquer pessoa pode sugerir um tema e discutir com outras interessadas no mesmo assunto. É um modelo horizontal para a troca de idéias e discussões. O grande condutor dessas conversas é um quadro branco, com a divisão de horários e salas. O barcampeiro escreve sobre o que quer discutir no quadro ou puxa o assunto no site (como “A difusão do conceito sobre sustentabilidade por meio dos blogs”), interage com os outros interessados e faz a discussão na sala e no horário combinado.Meu Ambiente;
– João Guilherme Lacerda, do Transporte Ativo;
– Débora Menezes, do Educom Verde;
– João Malavolta, do Ecobservatório;
– Claudia Chow, do Ecodesenvolvimento;
– Paula Signorini, do Rastro de Carbono;
– Giuliana Capello, do Gaiatos e Gaianos.
Por que o Planeta Sustentável estará lá?
Por tudo isso! Principalmente pelo lema sustentável que engloba o projeto. Pensar a tecnologia como algo que provoca o isolamento das pessoas é ultrapassado. Elas querem – e precisam – se encontrar. É um estímulo à troca de idéias e ao desenvolvimento de novos meios de interação. E é por esse motivo que levaremos alguns blogueiros que cobrem um tema tão caro a nós a produzir conteúdo também, aproveitando o espaço que o BarCamp propõe a todos os participantes.
Eis os nossos convidados:
– Patrícia Magrini, do
A preocupação com a sustentabilidade também não é só no encontro. Em um país como o Brasil, em que a diferença de acesso aos produtos e serviços é gritante, não tem como desenvolver uma festa tecnológica sem pensar nas pessoas que não têm acesso a esse tipo de ferramenta. Pensando nisso, há uma programação voltada apenas à inclusão digital, com diversas oficinas e a participação de 1.500 professores da rede pública de ensino. Há, também, uma programação sustentável, chamada Campus Verde, na qual haverá exibição de filmes e acontecerão palestras sobre o tema.
E o Planeta preparou uma programação especial para os campuseiros! Você poderá conferir os desafios e a cobertura colaborativa com os blogueiros em breve no nosso site.
Aguardem!