Plaza Móvil transforma ruas de Buenos Aires em espaços de lazer
Como em muitas cidades grandes da América Latina, na maior parte do tempo Buenos Aires tem suas ruas ocupadas por veículos. Há pouco espaço público que propicie momentos de relaxamento, brincadeira, esporte e encontros entre as pessoas que por lá vivem ou visitam a cidade. Incomodado com esta situação, o designer industrial Manuel Rapoport resolveu usar sua profissão a seu favor e de seus conterrâneos. Criou a Plaza Móvil, um conjunto de mobiliário urbano transportável para ser colocado temporariamente nas ruas.
O objetivo de Rapaport é oferecer infraestrutura de lazer para quem não mora perto de parques, praças ou playgrounds. Nos períodos de pouco trânsito, como finais de semana e feriados, a iniciativa pode “surgir” onde mais se espera. A ideia do designer ganhou o prêmio Philips Livable Cities em 2011. Depois disso, ele passou a criar o mobiliário a partir de materiais reciclados, como madeira, pneus, cones de trânsito e antigos carrinhos de supermercado.
A Plaza Móvil é transportada em um container que também participa do cenário como um mini museu. Também há cadeiras, lixeiras, tambores, painéis para desenho, parede de escalada e uma escultura dinâmica de discos, para provocar a intervenção das pessoas. Segundo Miguel, a praça será diferente em cada lugar em que for instalada, de acordo as necessidades e o estilo de vida dos habitantes locais.
A primeira experiência da Plaza Móvil foi feita em uma feira de ciência, arte e tecnologia realizada em Buenos Aires. Na ocasião a praça foi ocupada por muitas famílias e crianças visitantes da feira. O projeto deve chegar às ruas, pela primeira vez, no bairro de La Boca a pedido de uma fundação que luta pelo seu desenvolvimento, assim que a prefeitura liberar as autorizações. O designer também foi contatado para levar seu projeto à cidade de Córdoba.
Você sabe de mais algum lugar que a Plaza Móvil seria útil?
Leia também:
Praça é reconstruída com caixas de madeira usadas, na Nova Zelândia
Cecilia Lotufo: paulistana nota dez
Quem quer uma praça?
Árvores de rodinhas para mais verde e qualidade de vida nas cidades
A felicidade mora na praça ao lado
Fotos: Divulgação