Dia dos Pais: Revista em casa a partir de 9,90

Quanto mais magrelas, melhor!

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 19 ago 2024, 10h51 - Publicado em 10 set 2008, 20h36

Entramos em um ciclo vicioso. Muita gente não faz seus (pequenos) trajetos de bicicleta por achar muito perigoso. O perigo, porém, só existe por falta de bicicletas na rua. Segundo uma pesquisa realizada pelo Prof. John Pucher, da Rutgers University, que estuda o uso de bicicletas a 12 anos, quanto mais ciclistas existem em um país, menor o índice de acidentes.

Na Holanda e Dinamarca, onde grande parte da população usa esse meio de transporte (principalmente no último país), os índices de mortalidade de ciclistas são os menores quando comparados com a América do Norte e outras nações da Europa. E, detalhe, na Dinamarca, o uso de capacetes não é obrigatório, e é onde se registra a menor taxa.

Outro exemplo é a cidade de Muenster, na Alemanha. Com uma população de 265 mil pessoas, 35% usa a magrela para se locomover e quase ninguém usa itens de segurança. Claro que a estrutura cicloviária deles é exemplar, mas a taxa de acidentes é baixíssima: um a cada 608 mil deslocamentos.

O que se deve fazer, então? De acordo com a apresentação Cycling For Everyone, de Pucher, feita em Vancouver, no Canadá, aumentar as políticas públicas pró-bicicleta e anti-automóvel é o melhor meio. As cidades da Holanda, Dinamarca e Alemanha, a partir da década de 1970, limitaram o uso do carro e passaram a estimular o transporte público, o pedestre e, claro, as bicicletas. Graças a isso, os índices dobraram em algumas cidades, como Munique, Colônia e Berlim.

Para saber mais informações sobre a pesquisa, confira o blog Transporte Ativo. Eles conseguiram a autorização do autor para traduzir a apresentação para o português e fornecer o link para o documento para ser baixado!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 41% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DIA DOS PAIS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.