Que ônibus passa aqui? Ação melhora mobilidade com a colaboração de todos
Quem nunca precisou pegar ônibus em um lugar desconhecido, mas não sabia quais linhas passavam por ali e teve que perguntar a alguém: Que ônibus passa aqui?
Essa é, certamente, uma das perguntas mais comuns nos pontos de ônibus sem sinalização. E é, também, o nome de uma iniciativa colaborativa de mobilização para a transformação das cidades.
Cansados de pedir informações a outros passageiros, os publicitários Gabriel Gomes, Giovani Groff e Luciano Braga chegaram a uma solução simples, rápida, barata e colaborativa para a sinalização deficiente da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul: criaram adesivos para que qualquer pessoa indique as linhas que passam em qualquer ponto de ônibus.
Mas, para entender o porquê da ação, é preciso voltar alguns anos no tempo, mais precisamente para 2010, quando os três jovens fundaram o coletivo Shoot the Shit para ajudar a transformar a cidade em um lugar melhor por meio do engajamento local.
É com esse pensamento de transformação coletiva que a ação Que ônibus passa aqui? entra em cena. Financiada coletivamente por meio do site Catarse – os três amigos conseguiram R$ 1.300 a mais do que pediram – e, posteriormente, com o apoio da prefeitura, ela só funciona se tiver a participação da população.
Tal foi a repercussão das ações em Porto Alegre que pessoas de outras cidades do Brasil também se mobilizaram para melhorar a mobilidade de onde moram. “E não apenas capitais estão aderindo, mas também cidades do interior. O retorno está sendo muito massa”, comemorou Braga.
Você pode participar agora mesmo! Basta imprimir e colar o adesivo no ponto de ônibus mais próximo. “É uma oportunidade para as pessoas fazerem algo concreto e que vai ajudar muita gente. Mesmo que seja uma ação pequena, é valiosa”, disse Braga.
Veja, abaixo, como aderir à causa:
Fácil, não? Aproveite para se inspirar no vídeo da ação no Catarse, abaixo, e acompanhe a expansão da campanha por todo o Brasil pelo Facebook do projeto.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=tMgffZtsKhU?feature=oembed&w=474&h=267%5D
Conhece outras campanhas colaborativas como esta? Compartilhe com a gente pelos comentários.