Viaje, mas com consciência
Nós sempre citamos redes sociais por aqui. Já falamos do The Point, Change.org, The Hub, EcoMom Alliance, UnltdWorld e até demos uma lista das 10 mais bacanas. Nós gostamos de conexões. 😉
Hoje, falaremos de mais uma que, talvez, gere polêmica. É uma rede social para viajantes. Sim, para as pessoas que gostam de viajar e o fazem muito. O Dopplr foi criado para que se saiba onde o seu amigo está. A idéia é a seguinte: você vai para o Nordeste tirar férias. Entra na rede e descobre que três amigos seus também visitarão a região na mesma época. Vocês podem, então, combinar passeios juntos e, até, fechar uma hospedagem coletiva – poupando um pouco o seu bolso.
O único problema de se viajar, porém, são os poluentes emitidos. Viagens de avião, por exemplo, são consideradas as que mais agridem a natureza. Um especialista do mercado de carbono estima que um avião produz cerca de 95 gramas de CO2 por quilômetro voado por passageiro. Imagine, então, quanto deve emitir um avião lotado que cruza o oceano? Além disso, por incrível que pareça, o peso das bagagens também é responsável pelas grandes emissões.
E não é à toa que nós indicamos o Dopplr como sua rede social para viagens. Eles disponibilizam uma calculadora de emissão em seu perfil, em parceria com a AMEE, que guarda todo o seu histórico de viagens e todas as suas emissões. Dessa forma, você pode calcular quanto gastaria em uma viagem de carro, de trem ou de avião e optar pelo que polui menos. Depois, você pode tentar amenizar esse impacto, jogando esses dados em outra rede social – eles são livres! -, como o WorldChanging.
Viajar não é o problema. O problema é como você viaja. Quanto mais consciente, melhor!