Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90/mês

Copa do Mundo de hits: como o torneio influencia as paradas de sucesso

Por Redação Super
Atualizado em 21 dez 2016, 10h17 - Publicado em 6 jul 2010, 17h59

shakira-waka-waka-600

por Braulio Lorentz
COLABORAÇÃO PARA A SUPERINTERESSANTE

Quer (mais) um indicativo de que os norte-americanos pouco ligam para aquele famoso esporte jogado com os pés, o tal de “soccer”? Pouco antes, durante e depois da Copa do Mundo, as paradas de sucesso dos EUA sequer sentem cosquinhas. Mesmo com a seleção do Tio Sam fazendo boa campanha, a cantora pop Katy Perry não arredou o pezinho do topo do Hot 100, a parada de singles mais vendidos por lá. Ela, claro, não tem nada a ver com o torneio, além do fato de bater um bolão.

A única canção a subir na lista de preferidas dos americanos por causa do clima copeiro é a dançante “Waka Waka (This Time for Africa)”, tema da Copa 2010 cantado pela colombiana Shakira. Mas a euforia não é tanta assim: só subiu até a 38ª posição. Música escolhida para a campanha da Coca-cola do Mundial 2010, “Wavi’n Flag” patina na parte mais baixa do ranking. Mas nem tudo é pesar para o rapper K’Naan, da Somália. No Reino Unido, onde o futebol é um bocado mais valorizado, a faixa chegou ao segundo posto entre as mais vendidas.

Embora a seleção inglesa tenha sido goleada por 4 a 1 nas oitavas de final pela Alemanha, as paradas britânicas são bem mais boazinhas com as canções futebolísticas. Hino escrito especialmente para o English Team treinado pelo italiano Fabio Capello, “Shout”, na performance dos rappers Dizzee Rascal e James Corden, chegou a liderar o chart para em seguida ganhar um honroso terceiro lugar, no fim de junho.

Continua após a publicidade

No mercado europeu, até bandas já finadas lucraram com a Copa do Mundo. A música “World In Motion”, do New Order, voltou ao ranking, em 22º. A canção embalou a chegada da Inglaterra à quarta posição na Copa de 1990. A versão do ex-técnico da seleção inglesa Terry Venables para “If I Can Dream”, conhecida com Elvis Presley, é outra a provar que o futebol é, de fato, uma caixinha de surpresas. Veiculada com certa insistência em uma propaganda televisiva, cravou o 23º lugar.

As paradas britânicas deram uma nova chance a outras duas músicas compostas especialmente para torneios de futebol: uma feita para o Campeonato Europeu de 1996, sediado na Inglaterra (“Three Lions”, cantada por vários artistas) e outra para a Copa do Mundo de 1998 (“Vindaloo”, da banda Fat Les). O english team de cantores agradece.

Já o Brasil, por sua vez, não faz valer o apelido de “país do futebol”. A única faixa esportiva a beliscar uma posição entre as 100 mais tocadas é uma versão de “Wavin Flag”, com partes em português cantadas pela banda mineira Skank. Fora isso, “Tapa Na Cara”, de Zezé di Camargo & Luciano e outros hits sertanejos continuam dominando.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.