Nada de idealização: os perfis no Facebook mostram o que a pessoa realmente é!
Por Ana Carolina Prado
Sabe aquela história em que um cara conhece uma menina pela internet, cai de amores por ela e depois descobre que a garota dos sonhos não era nada do que dizia ser? De acordo com uma pesquisa feita por uma universidade alemã, isso não deve acontecer muito com quem souber analisar seu pretende pelos dados do Facebook ou outra rede social semelhante.
Psicólogos alemães da Johannes Gutenberg University Mainz analisaram perfis de americanos de 17 a 22 anos no Facebook e perfis de alemães da mesma faixa etária em outra rede social de relacionamentos e descobriram que os usuários apresentavam uma versão fiel de si mesmo. Isso mesmo: ao invés de apresentarem versões idealizadas de si mesmas (para parecerem mais inteligentes, antenadas ou cultas), as pessoas usam a rede social online para expressar quem elas são de verdade. Isso porque as redes permitem interações sociais e ajudam a dar uma sensação de pertencimento. As pessoas acabam criando vínculos a partir de interesses afins e, para que isso funcione de verdade, o mais interessante é ser você mesmo.
A pesquisa avaliou 133 perfis americanos e 103 alemães. Os pesquisados tendiam a dizer a verdade quanto ao seu nível de extroversão, socialização, consciência, instabilidade emocional e abertura a novas experiências. De acordo com os pesquisadores, o perfil no Facebook pode até dar uma primeira impressão mais próxima da realidade do que se encontrássemos as pessoas cara a cara.