PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

9 coisas incríveis que foram inventadas por mulheres

Por Raquel Sodré
Atualizado em 5 nov 2018, 16h06 - Publicado em 25 ago 2015, 17h12

Todo mundo sabe que a lâmpada foi inventada por Thomas Edison, que o telefone é obra de Graham Bell e que a prensa foi trabalho de Gutemberg. Todos homens.

Mas as mulheres não vieram ao mundo a passeio, e também há muitas inventoras que desenvolveram produtos que mudaram nossas vidas. Conheça alguns deles a seguir:

1. Escada de incêndio

janela-indiscreta

Parece óbvio que um prédio deva ter uma saída extra, caso a saída oficial seja obstruída por labaredas de fogo. Mas não era até 1887. Quem teve a boa ideia – e a patenteou, sendo uma das primeiras mulheres a registrar uma patente – foi a estadunidense Anna Connelly. Nessa época, as mulheres haviam acabado de conquistar o direito de ser donas de ideias.

 

2. Bote salva-vidas

bote
Mais uma invenção que pode ser a diferença entre viver ou morrer (passageiros do Titanic e de outros grandes naufrágios que o digam) saiu da cabeça de uma mulher. Maria Beasley também se beneficiou do recém-adquirido direito das mulheres de registrarem patentes nos últimos anos do século XIX e ganhou milhões com sua invenção dos botes salva-vidas. Pronto. Pode ir tranquilo para um cruzeiro, que Maria garantiu a sua segurança lá em 1882.

3. Limpador de para-brisas

LONDON - JUNE 13: A London

Já imaginou aquela road trip sensacional ser arruinada por dois dias de chuva na estrada sem limpador de para-brisas? Não? Isso se deve ao fato de você ter nascido na era pós-Mary Anderson, que inventou os tais limpadores. Bem no início do século XX, ela reparou que o motorista do bonde precisava fazer uma pausa a cada cinco minutos para tirar a neve da frente do vidro. Quando chegou em casa, ela desenvolveu uma traquitana que envolvia um rodo preso a uma haste, tudo ligado a um cabo que ia para dentro da cabine. Quando o vidro estava cheio de neve, o motorista puxava o cabo e o rodinho limpava sem que o bonde precisasse parar. A patente foi obtida em 1903.

Continua após a publicidade

4. Programação

grace_hopper

Você provavelmente sabe que o primeiro computador moderno foi inventado por Allan Turing. Mas nós definitivamente não teríamos chegado até aqui se a almirante Grace Hopper, da Marinha dos EUA, não tivesse inventado a linguagem que transformava a língua inglesa em códigos para o computador interpretar. O segundo compilador de Hopper foi usado para programar os modelos Univac I e II, os primeiros computadores vendidos comercialmente.

5. Fibra Kevlar

tecido

Nada mais, nada menos do que o material base para os coletes à prova de balas. A fibra Kevlar, que tem a característica de ser cinco vezes mais forte que o aço (e muito mais leve), foi inventada pela química Stephanie Kwolek em 1966. Ela estava tentando melhorar a fibra dos pneus quando acabou desenvolvendo o tecido que, além de salvar vidas, ainda tem mais de 200 outros usos.

6. Wi-Fi

Hedy Lasmar desenvolveu um sistema secreto de comunicações para controlar torpedos via rádio
Continua após a publicidade

Esta é para ajoelhar no chão e agradecer todos os dias! Se você ouve músicas, baixa filmes e lê esta lista conectado à internet sem fio, agradeça a Hedy Lamarr. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela desenvolveu um sistema secreto de comunicações para controlar torpedos via rádio. Essa tecnologia foi a base para o desenvolvimento de várias outras tecnololgias, como o Wi-Fi e o GPS. Ah! Ela ainda era uma atriz de cinema mundialmente famosa. Chupa essa manga.

7. Energia solar

solar

A energia solar está sendo uma grande aposta de energia renovável para substituir as fontes fósseis que utilizamos atualmente. Governos e ativistas confiam nela para controlar uma possível crise elétrica no mundo. Toda essa expectativa só é possível graças à biofísica Maria Telkes, que, em 1947, inventou o gerador de energia termelétrica para fornecer energia para uma residência.

8. Seringa

MELBOURNE, AUSTRALIA - FEBRUARY 21: Liquid is released from a syringe on February 21, 2013 in Melbourne, Australia. The Australian Crime Commission on February 7th released findings from a 12 month investigation into Australian sport, uncovering the possibility of match fixing, drugs in sport and links to organised crime. (Photo by Robert Cianflone/Getty Images)

Até o fim do século XIX, o médico precisava das duas mãos para dar uma injeção (e aí, se precisasse operar uma outra ferramenta, ou era tchau e bença, ou ele precisava de um auxiliar). Mas aí, em 1899, Letitia Geer inventou a seringa médica com um êmbolo que permitia apertar com somente uma das mãos. Graças a ela, hoje diabéticos podem autoaplicar suas doses de insulina.

Continua após a publicidade

9. Champagne

giphy

O champagne era uma bebida opaca, mais parecida com a cerveja. Foi só quando a viúva Clicquot (ou Veuve Clicquot. Te lembrou alguma coisa?) começou a tocar os negócios do marido falecido, em 1805, que nasceu essa bebida linda que a gente conhece hoje. A viuvinha, na época, com 28 anos, inventou uma técnica que permitia que a bebida ficasse cristalina. Além disso, Clicquot foi o que se espera de uma mulher de negócios: melhorou o produto, valorizou a marca, investiu em valor agregado e conseguiu valorizar muito mais seus champagnes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.