PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

5 tentativas históricas de banir o café

Por Carolina Vilaverde
Atualizado em 21 dez 2016, 10h13 - Publicado em 1 out 2012, 21h09

Tomar café pode amenizar dores musculares, evitar a amnésia pós-bebedeira, te deixar mais forte e até te fazer viver mais. Mesmo assim, a bebida já sofreu algumas perseguições durante sua existência. Por isso, o site Mental Floss publicou uma lista com 5 tentativas históricas de banir de vez o café. Confira:

cafe-graos

1. Meca
O café foi banido no ano de 1511 em Meca, a cidade sagrada dos muçulmanos na Arábia Saudita. A justificativa era de que a bebida estimulava o pensamento radical. Além disso, ela também ganhou má reputação por ser usada como estimulante, já que algumas pessoas bebiam café para permanecer acordadas durante as orações em um funeral.

2. Itália
Logo que chegou na Europa no século 16, o café foi banido pelos clérigos, que marcaram a bebida como um produto do demônio. Ela foi proibida para os cristãos e permaneceu assim até o Papa Clemente VIII experimentá-la. Ele, então, declarou que a bebida era deliciosa e a liberou pra galera. Com a benção do Papa, cafeterias se espalharam rapidamente pela Europa.

3. Constantinopla
O sultão do Império Otomano Murad IV subiu ao trono em 1623 e alguns anos depois proibiu o consumo de café. Pior: criou também um sistema de castigos para quem desobedecesse a ordem. Quem era pego bebendo café pela primeira vez, levava uma surra. Se quebrasse a regra de novo, era preso a um saco de couro e jogado nas águas do Bósforo, um estreito que liga o Mar Negro ao Mar de Mármara.

Continua após a publicidade

4. Suécia
O país proibiu o café em 1746. A restrição era levada tão a sério que foi estendida também aos objetos usados no consumo de café: policiais chegaram a confiscar copos e pires. O rei Gustavo III ainda ordenou que assassinos condenados bebessem café enquanto médicos monitoravam em quanto tempo eles morreriam por causa da bebida. Não que alguma vez tenha dado certo…

5. Prússia
O café é inferior à cerveja e está interferindo no consumo nacional desta. Foi com esse argumento que Frederico II da Prússia emitiu um manifesto em 1777, na esperança de que uma declaração real mudasse os hábitos da população. “Sua Majestade foi criada com cerveja”, dizia o texto. Por isso, ele achava que era uma boa ideia beber cerveja no café da manhã.

Via mental_floss

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.