Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Supernovas

Por redação Super Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este blog não é mais atualizado. Mas fique à vontade para ler o conteúdo por aqui!
Continua após publicidade

A volta do brontossauro

Por Fábio Marton Quem tem um amigo metido a sabichão talvez tenha presenciado a cena. Conversa vai, conversa vem, sabe-se lá como, o assunto vai parar em dinossauros. Alguém menciona que seu dino favorito é o brontossauro. Recebe do Senhor Sabe Tudo um “humpf!… Você quer dizer apatossauro?”. “Como assim não existe brontossauro? Do que […]

Por Redação Super
Atualizado em 4 set 2024, 09h12 - Publicado em 7 abr 2015, 18h49

Por Fábio Marton

Quem tem um amigo metido a sabichão talvez tenha presenciado a cena. Conversa vai, conversa vem, sabe-se lá como, o assunto vai parar em dinossauros. Alguém menciona que seu dino favorito é o brontossauro. Recebe do Senhor Sabe Tudo um “humpf!… Você quer dizer apatossauro?”.

priemrio
“Como assim não existe brontossauro? Do que era feito o brontoburguer de Freddy Flintstone? Explica!” – diz então o tio Astolfo, cujo forte é decorar as posições do Campeonato Paulista de 1975, não ciência

Brontoussauro – mais precisamente, Brontosaurus excelsius, “magnífico lagarto-trovão” – foi como o paleontólogo O. C. Marsh batizou um fóssil que descobriu em 1879. Mas Marsh também havia descoberto e batizado o Apatosaurus ajax (“largarto enganador”) dois anos antes. Em 1903, outro paleontólogo, Elmer Riggs, revisou o trabalho de Marsh e concluiu que ele tinha errado. Apatosaurus e Brontosaurus eram a mesma criatura. Como o primeiro nome era mais antigo, o brontossauro foi reclassificado como apatossauro e fim de conversa.

Desde então, brontossauro se tornou palavrão entre paleontólogos. Virou piada entre equipes de museus mandar o estagiário buscar no depósito o “fêmur do brontossauro” (não de verdade, mas eu faria isso se fosse um paleontólogo).

Continua após a publicidade

Pode ter sido mais de um século de injustiça com Marsh e um nome que, vamos convir, é bem mais sonoro que apatossauro. Um estudo extenso da Universidade Nova de Lisboa buscou reavaliar a classificação de toda a família dos diplodocídeos – que inclui também o diplodoco e o (sério mesmo?) supersauro.

brtssr

Representação artística sujeita a licença poética [Brian Walline, Flickr]

Continua após a publicidade

 

“Particularmente notável é que o famoso gênero Brontosaurus é considerado válido por nosso método quantitativo”, afirmam os cientistas. Isto é, eles consideraram o que Marsh chamou de “brontossauros” diferente o suficiente dos apatossauros para ganharem um gênero próprio.

A volta do bronto ainda deve dar muito o que falar entre taxonomistas. Ainda hoje, por exemplo, existe uma briga para dizer se nós e os neandertais somos uma ou duas espécies. Talvez o estudo – e a volta do brontossauro – sejam aceitos amplamente, validando os Flintstones (não, tio Astolfo, isso não quer dizer que humanos conviveram com dinossauros). Mas talvez a maioria dos paleontólogos continue a dizer “humpf!… Você quer dizer apatossauro?”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.