Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês
Fundo vermelho liso. Supernovas Por redação Super Este blog não é mais atualizado. Mas fique à vontade para ler o conteúdo por aqui!

Oceano subterrâneo é descoberto perto do núcleo da Terra

Cientistas das Universidades de Northwestern e do Novo México descobriram um reservatório de água perto do manto terrestre, que tem três vezes mais volume que todos os oceanos do planeta juntos. De acordo com os pesquisadores, a reserva (apelidada de Ringwoodite), fica dentro de uma camada de rocha azul a 660 km de profundidade. A descoberta […]

Por Lucas Baptista Atualizado em 21 dez 2016, 09h08 - Publicado em 17 jun 2014, 17h25

earth

A descoberta foi feita com dados da USArray, uma rede de sismógrafos dos EUA que medem as vibrações de terremotos. O estudo mostrou que a água da Terra pode ter vindo do interior do planeta. Daí, impulsionada para a superfície pela atividade geológica.

“Processos geológicos sobre a superfície da Terra, tais como terremotos e vulcões em erupção, são uma expressão do que está acontecendo no interior da Terra,  sem que possamos ver” , disse Steve Jacobsen, geofísico que liderou o estudo. “Acho que estamos finalmente vendo evidências de um ciclo de água de toda a Terra, o que pode ajudar a explicar a grande quantidade de água em estado líquido na superfície do nosso planeta habitável”, acrescenta.

Além disso, ele diz que a água escondida também pode agir como uma espécie de amortecedor para os oceanos na superfície.  Isso explica por que eles têm permanecido mais ou menos do mesmo tamanho por milhões de anos.

Via: The Guardian