Descontaço! Revista em Casa por R$ 9,90
Imagem Blog

Supernovas

Por redação Super Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este blog não é mais atualizado. Mas fique à vontade para ler o conteúdo por aqui!

Vídeo mostra verme infernal lambendo uma mão

Por Fábio Marton Veja o vídeo abaixo, se não viu 19 vezes ou acabou de mandar para dentro um yakissoba. Não é teste de computação gráfica para um filme de terror japonês. O bicho acima existe e o vídeo – ou gif – está viralizando mais rápido que a os invasores de corpos atacando a […]

Por Redação Super
Atualizado em 4 set 2024, 09h09 - Publicado em 5 Maio 2015, 15h32

Por Fábio Marton

Veja o vídeo abaixo, se não viu 19 vezes ou acabou de mandar para dentro um yakissoba.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=mxtKxlR5yqM?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

Não é teste de computação gráfica para um filme de terror japonês. O bicho acima existe e o vídeo – ou gif – está viralizando mais rápido que a os invasores de corpos atacando a arquibancada do Corinthians.

A dica está no próprio texto, em tailandês. Graças a nossos arduamente adquiridos conhecimentos em Google Tradutor, foi fácil decifrar. O título é “Vermes marinhos são assustadores” e a descrição fala do filo Nemertea. Esses são vermes predatórios que ocorrem no mar, em água doce ou, mais raramente, terreno úmido. O que sai da cabeça é uma probóscide, uma tromba com que esses vermes atacam suas presas, arrastando-as para sua boca. A tromba fica para dentro do corpo, virada do avesso, até o verme achar que é hora da refeição.

Continua após a publicidade

Quer dizer que, sim, o verme estava atacando a mão do sujeito no vídeo. Para dizer com certeza qual é a espécie, seria preciso um biólogo marinho especializado em vermes desse tipo vivendo na Tailândia (ou seja lá onde eles estivessem). Meio difícil de achar, mas a internet foi rápida em trazer um palpite que tudo indica ser certeiro. O verme seria o Gorgonorhynchus, o que bate com a descrição de duas espécies feita nos anos 30 e 40, as únicas com esse tipo de probóscide. Na época, os cientistas afirmaram que a tromba parecia “uma massa de espaguete grudento”. O nome quer dizer “nariz de górgone” em latim, isto é, a Medusa da mitologia.

Em se tratando da Tailândia, é provável que estejamos falando do Gorgonorhynchus repens, que ocorre no Oceano Pacífico. A outra espécie é o  Gorgonorhynchus bermudensis, encontradano Atlântico , das Bermudas até o Caribe e o Golfo do México. (Lamento desapontar, mas parece que não em Peruíbe.)

Tem mais: o cara levou sorte. O filo Nemertea é dividido em duas classes: Anopla e Enopla. A diferença entre as duas é que os vermes da classe Enopla apresentam pontas afiadas em suas probóscides, com que perfuram, cortam e/ou envenenam suas presas. O Gorgonorhynchus faz parte da outra classe, os “desarmados”.  Entre seus parentes está o Lineus longuissimus – que emite muco tóxico e pode chegar a 55 metros de comprimento.

Quem achou pouco pode pesquisar por “Nemertean” no YouTube. Boa tarde e bons sonhos!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.