A franquia Star Wars completou 40 anos agora em 2017 e, durante essas quatro décadas, muita coisa legal aconteceu nos bastidores. Pra comemorar o lançamento de Star Wars: Os Últimos Jedi, oitavo episódio da saga, selecionamos algumas que vale a pena conhecer:
1) Yoda iria ser interpretado por um macaco
Originalmente, Yoda era pra ser um macaco numa fantasia. Mas um membro da produção que trabalhou em 2001: Uma Odisseia do Espaço (Lucas apreciava muito Kubrick e contratou diversas pessoas que trabalharam em 2001 para trabalhar na trilogia original) falou que o macaco daria mais problema do que qualquer coisa. E eles já tinham tido problemas com animais: em A Nova Esperança, não foi fácil colocar um elefante na fantasia de bantha.
2) Jar Jar Binks teria um bichinho de estimação
Não bastava só Jar Jar Binks de alívio cômico. Nos primeiros estágios de concepção de A Ameaça Fantasma, ele teria um cachorro alienígena fofinho de uma espécie conhecida como blarth.
3) Luke deveria ter se tornado um vilão
Enquanto pensava num final para O Retorno de Jedi, George Lucas cogitou algo totalmente diferente, com Luke pegando o capacete de Darth Vader para si, se proclamando o novo Vader e indo para o lado negro.
4) A boy band ‘N Sync fez parte da saga
Por pedido da filha de George Lucas, a boy band ‘N Sync teve um cameo em O Ataque dos Clones, mas ele foi cortado na edição final. Infelizmente, não veremos Justin Timberlake como Jedi tão cedo.
5) Todos os clones do Episódio II são digitais
Para a trilogia de prequels, nenhuma armadura de clones foi usada. Todos os clones que aparecem nos filmes foram criados com animação digital.
6) As línguas são baseadas em idiomas reais
A língua dos ewoks é uma mistura de tibetano com nepali. A língua dos jawas é uma versão acelerada do zulu e a língua que Greedo fala é a sul-americana quechua.
7) A franquia gerou uma moeda real
A pequena ilha Niue no sul do pacífico aceita moedas de colecionador de Star Wars como moeda legal.
8) Lucas teve que comprar briga para fazer a clássica sequência de abertura
George Lucas pagou uma multa e saiu do Directors Guild porque ele se recusou a começar Uma Nova Esperança com uma sequência de créditos iniciais tradicional.
9) Han Solo deveria ter morrido na primeira trilogia
Han Solo morreria no fim de Retorno de Jedi, mas Lucas repensou essa decisão porque matar um personagem principal afetaria a venda de brinquedos.
10) Alec Guinness ganhou uma tonelada de dinheiro pelo primeiro filme
Harrison Ford recebeu US$ 10 mil por sua atuação em Uma Nova Esperança. Enquanto isso, Alec Guinness, intérprete de Obi-Wan Kenobi, que desacreditava na franquia por considerar a história infantil, acabou ganhando US$ 95 milhões depois de tantas exibições do filme, pois seu contrato previa que ele ganharia 2% da bilheteria total do filme.
11) Algumas locações usadas para Tatooine ainda estão de pé na Tunísia e são usadas pelos habitantes
12) Não é só você que faz barulho de sabre com a boca
Ewan McGregor, o Obi-Wan Kenobi da nova trilogia, fazia barulhos de sabre de luz com a boca durante as lutas, o que teve que ser removido na pós-produção.
13) R2-D2 era para falar inglês normal e ser um robô meio babaca
14) Chewbacca foi inspirado no cão de George Lucas, que era enorme e peludo, pesando 58 kg
15) O boneco de Jabba era tão enorme que às vezes eram necessários sete membros do staff para carregá-lo
16) A roupa do caçador de recompensas Bossk é um traje espacial reciclado da primeira versão de Doctor Who
17) O nome de Sifo-Dyas foi um erro
O mestre Sifo-Dyas, que foi citado por Palpatine na trilogia dos prequels, deveria ser Sido-Dyas. Mas, como o “d” e o “f” são muito próximos no teclado, o erro de digitação ocorreu e George Lucas decidiu manter.
18) George Lucas não foi à premiere de Star Wars
O diretor perdeu a estreia porque estava de férias com seu amigo Steven Spielberg no Havaí. Quando voltou, ele tinha certeza de que o filme tinha sido um fracasso.
Felizmente, George estava errado. Star Wars foi um sucesso de crítica e público, revolucionando a indústria de efeitos especiais e de filmes blockbuster como um todo. E todo esse universo gigantesco que continua a crescer até hoje surgiu da imaginação de um nerd que era muito fã de Flash Gordon e estava cansado de filmes muito lentos. George Lucas revolucionou uma indústria com o poder da nerdice.
FONTES: starwars.com, Mashable, NME, BuzzFeed, LA Times, Como Star Wars Conquistou o Universo – Chris Taylor