
Olá, galera! Prontos para mais uma dica de livro?
As Memórias do Livro, da jornalista e escritora Geraldine Brooks, conta a história de Hanna Heath, uma conservadora de livros incumbida de restaurar e estudar uma das obras mais fantásticas e valiosas da história: a Hagadá de Saravejo.
O ilustrado manuscrito judeu estava há muito perdido, mas agora foi achado e Hanna é quem deve examiná-lo antes de ir para um museu. Enquanto trabalha no livro, a conservadora acha entre suas páginas pistas que podem completar o quebra-cabeça a respeito de sua origem e sua trajetória durante os séculos. O que uma asa de inseto estaria fazendo entre os pergaminhos da Hagadá? E pelos? E uma mancha de vinho? Se é que aquilo é vinho… Ao mesmo tempo em que Hanna deve descobrir todos esses mistérios, também tem que lidar com os problemas de sua própria vida.
Durante todo o livro, os capítulos se alternam, ora contando sobre a vida de Hanna e sua pesquisa sobre o manuscrito, ora revelando os segredos que a Hagadá esconde. Achei isso bacana, pois faz com que o volume não se torne tão cansativo e também porque há sempre certa ansiedade para se descobrir os enigmas do próximo capítulo. É realmente intrigante ler e descobrir sobre o todo o passado da Hagadá. Fazemos uma completa viagem no tempo, passando, por exemplo, pela terrível época nazista e pelo período medieval, quando livros eram queimados caso contrariassem a Igreja. Pra quem curte história, é um prato cheio.
A obra parece ser entediante no começo, mas, quando você se aprofunda mais no enredo, o clima muda e há alguns trechos que são realmente emocionantes. O livro é uma verdadeira salada: mistura tantos personagens cativantes, de tantas culturas e épocas diferentes, que quando você chega ao último capítulo, percebe que ganhou muitos novos horizontes.
Durante a leitura de As Memórias do Livro, você ainda pode pesquisar sobre os diversos momentos históricos que são citados para uma maior compreensão da obra ou até mesmo para matar sua curiosidade e descobrir se o que é narrado é real ou ficção.