O autor James Patterson, conhecido mundialmente por suas séries policiais (dentre elas, a saga
Private), se aventura agora no universo dos livros infanto-juvenis com Escola: Os Piores Anos da Minha Vida (Ed. Arqueiro, 288 pgs., R$ 29,90), uma narrativa rápida, envolvente e muito divertida.
Escrito em parceria com Chris Tebbetts, o livro narra a história de Rafa (meu xará! ) Katchadorian, um garoto que acaba de entrar para o sexto ano do ensino fundamental e precisa de adaptar a esse “mundo estranho” da nova série. Em meio a isso, Rafa precisa bolar um jeito para fazer com que o ano letivo valha a pena.
A solução encontrada por ele e seu amigo Leonardo é totalmente politicamente incorreta: quebrar todas as regras do livro de normas da sua escola. E, para tornar a empreitada ainda mais estimulante, Leo cria um sistema de contagem de pontos para cada regra quebrada.
E é assim, com essa trama simples, que a imaginação de Rafa toma conta da história e nos faz acompanhar suas aventuras na “prisão de segurança máxima” (leia-se: escola) e no “calabouço” (leia-se: detenção). Tudo isso acompanhado de ilustrações engraçadas que traduzem o clima do texto.
Como em toda boa aventura do gênero, Rafa nos conta suas tentativas, geralmente fracassadas, de tentar conquistar a queridinha-do-colégio Jeanne, mas também nos mostra seus vários problemas pessoais, como a relação com o padrasto (apelidado de “O Urso”), com sua mãe e com o amigo Leo. A história ainda tem grandes reviravoltas em certas partes (um segredo sobre a origem de um dos personagens é totalmente inesperado).
Diversão garantida, Escola: Os Piores Anos da Minha Vida é um daqueles livros que se lê em uma tarde, com leitura agradável e leve, assim como os livros de Diário da série um Banana. Aproveite!