Quem se lembra do VHS? Ou do videocassete? Bem, o pai dos DVDs e dos Blu-rays já não se encontra no mercado nos dias de hoje, mas é só lembrar a palavra “rebobinar”, que muitos desconhecem atualmente, para muitos marmanjos voltarem a ser crianças.
Situada nas redondezas do Centro de São Paulo, a loja GMGM-Cinevídeo, especializada na recuperação das famosas fitas, possui como cartão de boas-vindas um enorme pôster do Ultra-Seven, com aqueles nostálgicos adornos brilhantes. Ao entrar no local, de cara percebemos que não se trata de uma simples loja.
O proprietário, Ginaldo Pessoa da Costa, possui um acervo de mais de 8500 filmes, todos no formato original do VHS e bem protegidos da deterioração num quarto especial em sua casa. Ele deixa à mostra para o visitante algumas de suas raridades, que vão desde os desenhos de Hanna-Barbera até os filmes mudos do começo do séc.20.
Referência na cidade, o colecionador é procurado frequentemente por emissoras de TV em busca de material para reportagens. Até mesmo o apresentador Otávio Mesquita já adquiriu aqui uma miniatura do personagem Ultra-Seven.
Desde sua primeira aquisição, o Fúria de Titãs original, de 1981, Ginaldo não parou mais de colecionar, e foi quando sua cópia de E.T. – O Extraterrestre começou a apresentar sinais de mofo que ele começou a se interessar pela parte “física” dos VHS. Ao lado do balcão da loja, podemos ver todo seu equipamento de manutenção, incluindo sua máquina de rebobinagem.
No dia da entrevista, tive de interromper a gravação por alguns minutos, devido a um amigo do colecionador ter chegado, trazendo nas costas um enorme saco. Ao colocá-lo sobre a mesa, foi possível ver uma enorme coleção de fitas de uma série intitulada Vida Selvagem. Para a surpresa de todos os presentes, Ginaldo confessou que já possuía tal coleção, mas fez o negócio sem pensar duas vezes. “Quando trabalhava numa locadora, percebi que, com o chegar dos DVDs, as fitas não estavam sendo preservadas, mas sim jogadas no lixo”, afirmou ele, justificando a aquisição.
Ao procurar por uma definição de seu pequeno espaço, Ginaldo nos explicou a real função de sua loja: “é um túnel do tempo. A pessoa que entra aqui volta a ser criança”, disse. Realmente, visitar esse local é uma ótima experiência para todos, inclusive para aqueles que, quando pequenos, assistiram um filme na Sessão da Tarde e gostariam de revê-lo. Em meio a pôsteres e recortes de revista antigos que cobrem a parede da loja, nos perdemos ao entrar em contato com diversos filmes clássicos e suas respectivas caixas de VHS.
Como se entrar nesse “museu” já não bastasse, todos podem encomendar uma versão em DVD de alguma obra que tenham visto nas prateleiras, ou ainda do imenso catálogo. Quer mais? Pois o ambicioso projeto de Ginaldo é trazer de volta os velhos (e grandes) tempos da sétima arte. Como? Simples: construindo seu próprio cinema, reprisando os grandes clássicos e ainda mostrando para as novas gerações as tradições de antigamente.
GMGM-Cinevídeo: Desenhos e filmes antigos
Endereço: Rua Beneficência Portuguesa, 32, Centro, São Paulo
Telefone: (11) 2990-5846
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 8h às 16h, sábado das 8h às 12h