Inverno: Assine Digital Completo por 5,99
Imagem Blog

Turma do Fundão

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural

Dica TdF – Divertida Mente

Por turma-do-fundao
Atualizado em 4 jul 2018, 20h33 - Publicado em 17 jun 2015, 12h36

allan wagner1

divertidamente1

Divertida Mente, animação dirigida por Pete Docter, é a 15ª produção da Pixar e conta com as vozes de Amy Poehler entre as protagonistas. Uma viagem fantástica que aposta em cores e muita criatividade para atrair todas as idades.

O longa conta, basicamente (da maneira mais Disney possível), como funciona a mente humana. As emoções – Alegria (Poehler), Tristeza (Phyllis Smith), Nojinho (Mindy Kaling), Raiva (Lewis Black) e Medo (Bill Hader) – são antropomorfizadas em forma de personagens simpáticos que trabalham dentro do cérebro da pré-adolescente Riley (Kaitlyn Dias), ajudando-a no dia dia-a-dia. Quando Riley e seus pais mudam de cidade, a garota se vê obrigada a se adaptar. No entanto, Alegria e Tristeza se perdem na mente da garota, complicando as coisas.

Os personagens passam por várias situações engraçadas e dramáticas. Ao longo do filme, a vida de Riley, uma menina alegre e extrovertida, parece desmoronar, levando junto suas melhores características.

Continua após a publicidade

Divertida Mente possui uma estrutura linear (com exceção de alguns flashbacks usados para contar as memórias da garota) e retorna às origens da Pixar com sua narrativa quase impecável. O esquema usado para abordar a psique humana é bem engenhoso. Sempre que você se questiona como os sentimentos lidariam com uma determinada situação, a mesma é exemplificada no filme. No final, somente com os exemplos dados, você consegue aplicar os conceitos a qualquer caso e imaginar sua cabeça funcionando igual às do filme.

divertidamente2
“E agora vou levar a Tardis para a época em que Carros não existia”

O filme não carrega o peso, por exemplo, de Up! Altas Aventuras. Ao mesmo tempo, ele requer certa maturidade pra compreender algumas situações. Isso não é um ponto fraco, pois ajuda a introduzir as crianças mais novas à maneira como o cérebro funciona, facilitando o entendimento dos pequenos. É apresentado um lado “não tão fantasioso” em que você acredita mesmo que é ASSIM que funciona sua mente. Todos são capazes de entender e rir das piadas: resumindo, a Disney sendo Disney.

Continua após a publicidade

Como qualquer jovem amante dos estúdios Disney/Pixar nascido no final dos anos 90, acompanhamos todos os filmes desde pequenos e sabemos o potencial que Divertida Mente tem. Em questão de ser o mais engraçado, só perde para Procurando Nemo, lançado há 12 anos. A história, como um todo, emociona e faz refletir, balanceando esses momentos com as diversas situações hilárias.

Divertida Mente, inclusive, foi um dos filmes mais aplaudidos do Festival de Cannes neste ano e vem sendo aclamado pelos críticos. Recomendamos a todos! Ah, e fique ligado também no inteligente curta-metragem Lava, exibido antes do filme. Trata-se de uma singela e emocionante história de amor que também vale a pena ser conferida.

nota4

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.