Sucesso nos livros e na TV, a saga Game of Thrones decepcionou muito com suas adaptações para o universo dos games. O jogo de 2012 para PS3, Xbox 360 e PC não agradou aos fãs e o RPG lançado para PC em 2011 foi severamente criticado pela sua falta de criatividade.
Mas um fã conseguiu mudar essa dura realidade. Game of Thrones: The 8 bit game, joguinho gratuito produzido 100% pelo espanhol Abel Alves, está chamando a atenção de todos os habitantes de Westeros.
Criado com o visual retrô dos games da época do NES e do Master System, o jogo possui quatro fases: To The Wall (controlando Jon Snow), Qarth (controlando Daenerys Targaryen), Battle of Blackwater (controlando Tyrion Lannister) e The Rescue of Gendry Baratheon (controlando Davos Seaworth). A história se baseia na terceira temporada de Game of Thrones.
De cara, enxerga-se que o game foi criado por alguém que ama a saga: a trilha sonora conta com músicas viciantes, as fases não são tão fáceis quanto aparentam e Jon e Daenerys podem usar seus mascotes em batalhas. Todos os personagens são representados de forma fofa e as mortes são menos violentas que as dos livros e da série. Mas alguns adversários são tão irritantes que parece que estamos jogando Cat Mario.
É possível encontrar brasões das casas espalhados pelo game, enfrentar inimigos como wargs e selvagens (nas fases de Jon Snow) e os raptores dos dragões (nas fases de Daenerys). Há ainda uma fase bônus em que é possível torturar um certo Greyjoy, que só está colhendo o que plantou!
Divertido, viciante e desafiador, Game of Thrones: The 8 bit game transporta o jogador para Westeros e mostra que, quando se joga o jogo dos tronos, você passa de fase ou você morre. Não existe meio-termo.