
Desde as primeiras narrativas fantásticas, nós, leitores, somos vistos como verdadeiros nômades, migrando de história em história. Quando Tolkien terminou de escrever O Senhor dos Anéis, as pessoas encontraram a Terra-Média, um lugar incrível, fora do nosso previsível “mundo real”. Após décadas e décadas sem um lar, os bruxos de Hogwarts nos deram abrigo e um copo enorme de cerveja amanteigada. Após o último encontro das varinhas de Harry e Voldemort, nossa geração de leitores se viu desamparada, até que o Acampamento Meio-Sangue e o Monte Olimpo apareceram e nos alimentaram de boas histórias. Mas e agora? Para onde iremos? Quem tem a resposta é Chris Wooding, o autor do promissor Malícia – Você Não Vai Escapar (Geração Jovem, 430 pgs., R$29,90).
No livro, Seth e Kady moram numa cidadezinha na Inglaterra. O lugar começa a se tornar o centro das atenções quando Luke, melhor amigo de Seth, desaparece misteriosamente. Tudo por causa de Malícia, uma lenda urbana contada a todos os jovens.
Segundo a história, existe uma revista chamada Malícia, que não é facilmente encontrada nas bancas. Sob os desenhos do misterioso Grendel, a revista é controlada por Jake Gigante, um sujeito enorme, como seu nome sugere. Faça o ritual e ele te levará para seu próprio mundo: Malícia.
O livro apresenta uma bela capa, em relevo, muito cativante. Uma atração à parte é a generosa parte da narrativa contada em forma de HQ, o que dá a sensação de dinamismo nas cenas de ação. Os quadrinhos são muito bem feitos e servem de apoio para essa nova realidade. Mesmo assim, um mapa do mundo de Malícia cairia bem.
O escritor criou uma mitologia totalmente inédita no mundo da literatura, e fez isso de uma forma que qualquer um que comece a ler o livro não queira larga-lo. Malícia é uma história envolvente, dinâmica e cheia de ação, com uma dose de suspense. Que venha Caos, a próxima aventura de Seth e sua turma!
É isso. Jake Gigante, me leve embora.
Compre a versão digital deste livro por R$ 14,90 no iba