É isso aí, o Blog da Turma do Fundão chegou aos 666 posts! Para comemorar, a escrevemos sobre 6 dos maiores mistérios atuais da internet. Leia com as luzes acesas!
O mistério da Cicada 3301 surgiu em 2012 na Deep Web. Ele consiste em uma série de quebra-cabeças digitais supercomplexos que exigem do participante níveis altíssimos de lógica, conhecimentos gerais e habilidades em segurança de informações. A partir de uma imagem em que alegavam buscar “indivíduos altamente inteligentes”, os responsáveis pela Cicada (ainda desconhecidos) foram deixando pistas.
Até agora, já foram 3 enigmas: um em 2012, um em 2013 e um em 2014 – este último, o único que não foi solucionado (até onde se sabe) e é o que fez o negócio ganhar fama mundial. O quarto enigma começou ontem, 17 de agosto, e já tem gente na internet trabalhando duro para resolvê-lo.
A ideia de solucionar o “puzzle” atraiu muita gente, porém a Cicada não estava de brincadeira quando alegou que queria apenas os mais inteligentes. A caçada de 2014 se estendeu durante meses. Teve gente do mundo todo em busca da resposta, compartilhando suas novas descobertas. Apesar do que muitos acreditam, é muito improvável que isso seja obra de uma pessoa sozinha: ao decorrer da primeira edição, surgiram coordenadas que levavam os candidatos a locais espalhados pelo globo, no qual acharam postes com o símbolo da Cicada, dando a pista para a próxima etapa.
Depois de milhões de acertos, erros e debates sobre o que estaria escondido por trás das imagens, livros e links que iam surgindo, a Cicada deixou bem claro que seu objetivo era recrutar apenas os mais inteligentes e não seus seguidores, por isso o site com a próxima dica só estaria disponível aos que decifrassem o mistério primeiro, sendo retirado do ar depois de um certo número de acessos.
As informações que temos a partir do momento em que o link saiu do ar são incertas. Existem várias teorias sobre o que aconteceu na possível fase final do enigma de 2014 e sobre qual é a intenção da Cicada, porém nenhuma delas pode ser confirmada, uma vez que os que passaram de um certo ponto da caçada simplesmente sumiram. Terão sido eles convocados pelos responsáveis pela Cicada? Ou será que alguma outra coisa aconteceu?
A Cicada 3301 é certamente intrigante e atrai a curiosidade de qualquer um. O puzzle rolou uma vez por ano até agora e, apesar de já estar em sua 4° edição, não se sabe muito sobre quem está por trás, como são as etapas finais e o que aconteceu com os possíveis “escolhidos”. E aí, vai encarar o desafio?
Em algum lugar do fórum Reddit, temos um subtópico bizarro. Conhecido como A858, ele é constituído por posts escritos pelo mesmo usuário com apenas números e letras, sem nenhuma explicação lógica. Embora seja considerado como o trabalho de um robô do site, sabe-se que alguém está estudando os posts. Quando um usuário do site mencionou que o A858 era o “Stonehenge do Reddit”, uma imagem codificada do Stonehenge foi postada. Em outro momento, uma imagem de um troll apareceu. Além dessas situações, nada mais aconteceu além de mais posts com mais códigos postados… por 2 anos inteiros.
Teorias não faltam. A mais simples é que o A858 seria apenas um subreddit para chamar a atenção dos usuários, predestinado a ser apenas um simples mistério sem sentido. Outras teorias são mais sinistras. Em março de 2015, informaram em um site que o Mossad estava monitorando ativamente o Reddit para escrever códigos detalhando ataques terroristas. Esses códigos frequentemente continham número primos, assim como no A858.
Mas então, por que a imagem do Stonehenge? Para isso, o mistério ainda não foi resolvido. Se você está muito curioso pode tentar a sorte investigando o subreddit. Mas esteja avisado: o A858 tende a excluir tudo e mudar de localização caso muita gente comece a procurá-lo.
O YouTube está repleto de canais bizarros como o KickSome, que possui vídeos de um louco chutando objetos por aí, e o Cyriak, cujo dono é um animador inglês que posta vídeos macabros com montagens feitas no Photoshop e animadas no After Effects.
Contudo, o canal Webdriver Torso se destaca por mostrar imagens mais simples e bastante perturbadoras. Todos os dias, desde março de 2013, são colocados no ar vídeos de 11 segundos de duração, mostrando slides de retângulos vermelhos e azuis acompanhados por tons eletrônicos que mudam a cada segundo. Há diversas teorias criadas, declarando que as formas e o ruído seriam uma forma de transmitir uma mensagem criptografada. Outros dizem que os vídeos seriam postados por membros de uma seita satânica.
No ano passado, o site Engadget supostamente entrou em contato com a Google e, através de um email, eles afirmaram que o Webdriver não passa de um canal feito pela própria empresa, destinado a postar vídeos apenas como teste de controle de qualidade dos uploads.
Não sei o que é mais estranho nisso tudo: o fato de AINDA ser necessário postar vídeos o tempo todo ou o fato de alguém da empresa ser pago para fazer isso. Segundo o Engadget, o comunicado oficial foi:
“We’re never gonna give you uploading that’s slow or loses video quality, and we’re never gonna let you down by playing YouTube in poor video quality. That’s why we’re always running tests like Webdriver Torso.”
A mensagem enviada seria uma referência à canção “Never Gonna Give You Up” de Rick Astley, um hit de 1987 e um atual meme. Misteriosamente, um dos vídeos do Webdriver mostra uma silhueta do cantor dançando, que lembra a sua hilária dança no clipe.
Além disso, o próprio YouTube entrou na brincadeira e desenvolveu um easter egg similar ao “doge meme” e ao “do the harlem shake”. Basta você digitar o nome do canal na barra de pesquisa (webdriver torso) e a página de resultados ficará cheia de retângulos azuis e vermelhos.
Muitos ainda acreditam que o email em resposta foi uma maneira bolada pela empresa para acobertar a situação, e que eles não fazem ideia de quem realmente seja o responsável pelo estranho canal.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=G5E394eoU54?feature=oembed&w=500&h=281%5D
Este é um tipo de história das mais bizarras possíveis, e das mais inexplicáveis também, principalmente pelo seu desfecho. Aconteceu em 20 de dezembro de 1980 nos EUA. Na cidade de Lengby, uma garota chamada Jean Hilliard estava dirigindo quando seu carro pifou e ela decidiu fazer o resto do caminho a pé. No caminho, desmaiou de hipotermia e ficou por seis horas deitada na neve desacordada, sob uma temperatura de -22º C.
O homem que a encontrou a levou diretamente para o hospital e, ao chegar lá, a moça foi dada como quase morta, já que nenhum dos seus membros tinha movimento. Seu corpo estava tão duro que os enfermeiros não conseguiam injetar agulhas na pele.
O estado era totalmente grave, e os médicos acreditavam que, se ela acordasse, ficaria com sequelas neurológicas e teria alguns membros amputados por conta das gangrenas. Jean foi enrolada em diversos cobertores térmicos e sofreu algumas convulsões violentas. Mas despertou, sem sofrer qualquer dano físico ou mental, e também não perdeu nenhuma parte de seu corpo.
A única coisa que aconteceu foram sinais de confusão mental, mas ela voltou ao normal instantes depois. Jean ficou internada por 49 dias e saiu ilesa deste acontecimento bizarro. Ninguém sabe como ela sobreviveu. Alguns cientistas cogitam que ela tenha entrado num estado semelhante ao de hibernação.
Primeiro os fatos: SCP (Secure, Countain, Protect) é um site que reúne histórias de fenômenos paranormais, em geral de entidades que precisam ser contidas para não representar perigo à humanidade. A comunidade surgiu no 4chan e evoluiu para um site próprio. No entanto, muitos dizem que a SCP realmente existe. No site, sua biblioteca de mistérios já passou de mil casos registrados.
A SCP é uma fundação da qual não se sabe muito. Como o próprio nome já diz, suas principais funções são proteger, conter e restringir qualquer coisa, seja ela uma criatura ou até mesmo objetos que sejam perigosos e desconhecidos pela sociedade. As criaturas apreendidas ficam retidas na base da organização.
Existem três classes de criaturas. A primeira é Safe (Segura). São criaturas que podem andar livremente pela fundação, pois não apresentam quase nenhum perigo, mas são mantidas longe da sociedade para não causar pânico. A segunda é Euclide. São seres instáveis e cujo comportamento não pode ser previsto. Geralmente, essas criaturas tem inteligência acima da média, podendo até ajudar em outras pesquisas.
A última categoria é a Keter. Esses monstros têm comportamento hostil e representam grande perigo para a humanidade. Praticamente todas as pesquisas são feitas em cima dos Keters, que, na maioria das vezes, são eliminados.
O SCP sempre vai ser um mistério. Para saber tudo o que rola, visite o site deles.
Colaborou Natanael Monteiro, do canal Fábrica de Noobs
Se um dia você for visitar o México, não pode deixar de conhecer Xochimilco, lugar conhecido por sua famosa e extensa (190 km) rede de canais . Apesar de o lugar ser ótimo para navegar, a bela vista pode acabar se tornando bem menos agradável numa volta mais prolongada – seu rolê pode acabar na macabra Ilha das Bonecas. O nome vem das árvores que carregam pedaços de bonecas de plástico por todos os lados.
Conta a lenda que, em 1951, três crianças brincavam na ilha quando a boneca de uma menina caiu na água. A garota foi tentar pegar o brinquedo, mas caiu e morreu afogada no canal. Tempos depois, os moradores mais próximos relataram escutar o choro de uma criança que pedia por sua boneca. Alguns acreditavam que era o próprio espírito da menina, que morreu afogada naquele lugar.
Julián Santana Barrera, um homem que morava bem próximo aos canais onde a menina morreu, sentiu-se perseguido e atormentado e, para afastar o medo, só viu uma forma de acalmar o espírito: pendurar bonecas por todas as árvores da ilha. Todas elas são velhas, deformadas e pobres. A maioria foi pendurada pelo próprio Julián, mas outras foram deixadas pelos solidários visitantes do local.
Em 2001, Julián, coincidentemente, morreu… afogado. Seria obra do destino ou uma maldição que habita a macabra Isla de las Muñecas? Se um dia você for visitar esse lugar horripilante, jamais leve uma boneca para casa. Caso contrário, você pode enfrentar algo mais assustador que a Anabelle.
Saiba mais sobre a Ilha das Bonecas na MUNDO ESTRANHO 171, dia 24/8 nas bancas