Ao se deparar com Feios (Ed. Galera Record, 416 págs., R$ 36) pela primeira vez, você pode imaginar que se trata de apenas mais um livro que acontece em um futuro distópico. Mas a forma como o autor Scott Westerfeld desenvolve a fantasia da série é diferente de tudo que você já viu. A ficção científica da história impressiona por nos fazer pensar que isso pode ser possível em um futuro distante – cabe a você decidir se isso é bom ou ruim.
Tally Youngblood é uma adolescente que vive nessa sociedade futurística que – depois de sobreviver à destruição da civilização industrial em um apocalipse ecológico – convive em meio à paz, felicidade e, acima de tudo, perfeição. Assim que completam 16 anos, todos os seres humanos passam por uma série de operações radicais que os torna perfeitos e, a partir daí, a vida é só diversão e felicidade.
Ela mal pode esperar para passar pela cirurgia e deixar de ser uma feia, mas sua nova amiga Shay a apresenta outra opção: fugir da cidade e se juntar à Fumaça, um grupo de foras-da-lei que vive de forma primitiva. O que Tally não consegue entender é por que alguém escolheria abandonar o conforto de Nova Perfeição para voltar à natureza. Mas ela acaba sendo forçada a descobrir.
A história é repleta de reviravoltas e descobertas fascinantes, que nos fazem questionar nossa sociedade atual e a forma como vivemos. O livro nos lembra de dar mais valor para a essência das pessoas, em vez de para seu exterior. As escolhas de Tally e Shay nos fazem repensar no que acreditamos e fica difícil escolher em quem confiar: nos enfumaçados, que não aceitam a perfeição e se rebelam contra o sistema, ou nos perfeitos, que vivem em harmonia e aceitam seu destino.
Os capítulos são curtos, o que deixa a leitura leve e fácil, e a narração em terceira pessoa prende o leitor facilmente. No momento em que você mergulha na história, fica difícil largá-la. É um daqueles livros que você devora de uma só vez e fica ansiando pela continuação.
A série foi pensada originalmente como uma trilogia: Feios, Perfeitos e Especiais. No entanto, o autor acabou expandindo a saga publicando um quarto livro: Extras. Todos eles entraram para a lista de mais vendidos do The New York Times e há rumores sobre o lançamento de um filme circulando na internet há algum tempo.