GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

5 conselhos para evitar que suas fotos caiam na internet

Há cada vez mais casos de fotos pessoais roubadas e distribuídas pela internet. E isso não acontece só com celebridades. Veja como evitar que você seja a próxima vítima.

1. Proteja seu celular

Uma pesquisa feita nos EUA revelou que 64% das pessoas não protegem seus smartphones com senha. Isso significa que, se o celular for roubado, o ladrão terá acesso às fotos. É essencial colocar senha.

2. Impeça o upload

Quando você tira uma foto, o celular envia uma cópia dela, automaticamente, para a sua conta na nuvem (iCloud, no caso da Apple, ou Google+, no caso do Android). O problema é que essa conta pode ser invadida por hackers – como aconteceu com o iCloud no mês passado. É melhor desativar o upload automático.

3. Blinde o computador

É mais seguro guardar cópias das fotos no seu próprio computador, e não na nuvem. Mas nem isso é perfeito. Se o laptop for roubado, ou você tiver de mandá-lo para o conserto, o ladrão ou o técnico irão ver as imagens.

4. Reforce as suas contas

 

Ative o sistema de “autenticação dupla” (2-step verification), que dificulta muito a ação dos hackers – porque só libera acesso às suas contas mediante a digitação de um código, que você receberá no seu celular.

5. Chame a polícia

Se mesmo com todas as precauções o pior acontecer, e alguém jogar fotos particulares suas na internet, procure imediatamente uma delegacia especializada em crimes cibernéticos. Veja a lista delas, com telefones e e-mails.

Leia também:

6 informações que você precisa conhecer sobre segurança na web

Aplicativo traça seu perfil psicológico a partir dos seus likes no Facebook