Aplicativo traça seu perfil psicológico a partir dos seus likes no Facebook
A rede social te conhece melhor do que você mesmo. Faça o teste e confira
O Facebook te conhece muito bem. Ele já viu os nudes que você manda no WhatsApp, as selfies bêbadas da balada no Instagram, cada cutucada, like e post apagado na timeline. Vira e mexe, aplicativos conseguem acessar os dados públicos do seu perfil para tentar encontrar padrões de comportamento.
A tentativa mais recente de tentar desenhar o seu perfil demográfico e psicológico por meio dos seus likes foi feita pelo pessoal do Centro de Psicometria da Universidade de Cambridge. O resultado é o aplicativo Apply Magic Sauce. Segundo a equipe que o desenvolveu, a base da pesquisa são as “pegadas digitais” que deixamos a cada vez que damos like em uma fan-page. Em seguida, esses dados são colocados em comparação com o dos outros usuários do Facebook e, no fim, o app te conta como você está em relação à média.
São muitas categorias. O app diz, por exemplo, se você é mais ou menos inteligente que os outros, ou se seu comportamento na rede é mais masculino ou feminino. Dá até para saber qual é a possibilidade de você ser homossexual, de acordo com as páginas que você acompanha. Óbvio que não é uma ciência exata. Em todas as telas de resultado, a pesquisa diz que é tudo “previsão”. Inclusive, o app tem mais chances de acertar se você for heavy user de Facebook. Então, quem tem pouquíssimos posts públicos não vai conseguir um resultado tão próximo da realidade.
Eu testei aqui na redação – e o resultado, em geral, foi parecido com a vida real. Pra começar, o aplicativo acertou a minha idade (sim, ele tem acesso a esse dado pelo perfil do Facebook, mas usa outros aspectos do seu comportamento para prever a idade). Segundo a pesquisa, há 62% de chances de meu gênero ser masculino, eu ser liberal (do ponto de vista político) e ter mais inclinação para o lado artístico e criativo do que para o conservador e tradicional. Aparentemente, meus likes dizem que eu me formei em arte (jornalismo aparece na terceira posição, num ranking de probabilidades).
A ferramenta não acerta em cheio, mas dá uma boa ideia de como a sociedade vê você a partir das suas escolhas nas redes sociais. Quem não liga para os outros dizem vai achar tudo meio inútil – principalmente aqueles que não curtem liberar os dados pessoais para aplicativos de “terceiros”. Mas tem uns resultados interessantes, também. Tipo um gráfico que diz se você está abaixo ou acima da média no quesito “satisfação com a vida”. Eu, por exemplo, fiquei 69% acima.
Faça o teste aqui e conte para a gente nos comentários se o app acertou, bateu na trave ou errou. O resultado vem em inglês, mas não é difícil de entender se você traduzir pelo Google. Se você quiser fazer testes mais profundos de personalidade, pode acessar alguns links da Universidade de Cambridge na sua tela de resultado. E também pode fazer, de graça e rapidinho, o teste de personalidade da SUPER, que costuma ser bem certeiro.