Inverno: Assine Digital Completo por 5,99

A revolução vem do leste

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h53 - Publicado em 12 mar 2011, 22h00

Todas as escolas desse país foram informatizadas e colocadas em rede desde 1996. Em 2007, as eleições nacionais aconteceram na internet, em votações online. Desde o ano passado, o país inteiro tem cobertura de internet wireless. Lá, é normal os ministros conversarem com cidadãos por e-mail. Não estamos falando dos EUA ou do Japão, mas da Estônia, um pequeno país do Leste Europeu, que há mais de uma década resolveu levar a sério a governança digital. Hoje, todos os órgãos e trâmites públicos estão na rede – para a população checar e participar. Tanta tecnologia fez bem ao país: entre 1996 e 2006, o PIB cresceu 7,5% ao ano. Parece que uma boa solução para o futuro está em colocar cidadãos e governos se relacionando no mesmo lugar: na internet.

Skype, um orgulhoso estoniano

O programa que permite fazer ligações telefônicas pela internet foi desenvolvido por programadores estonianos em 2003. Hoje, é difícil encontrar um habitante que não o use e até mesmo hotéis estão substituindo a linha fixa pelo fone online.

A primeira eleição online
Em 2005, já foi possível votar pela internet em alguns lugares do país, mas foi somente no pleito de 2007 que o voto pelo computador virou nacional. A participação, no entanto, não foi das maiores: só 2% quiseram votar pela net.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.