GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Cai o recorde mundial de Cubo Mágico – veja o vídeo

Adolescente americano quebra a barreira dos 5 segundos. Acompanhe se conseguir.

Lucas Etter, um americano de 14 anos, tornou-se a primeira pessoa, em toda a história da humanidade, a solucionar um Cubo Mágico em menos de 5 segundos. Assista ao vídeo. É rápido:

Pelas regras da competição, organizada pela World Cube Association, cada Cubo é embaralhado por um computador, garantindo que a distribuição das cores seja completamente randômica. Assim não há como decorar uma solução. O participante pode estudar o Cubo e bolar uma estratégia antes de efetivamente atacá-lo para resolver o quebra-cabeças. Note a concentração de Lucas, quando ele parte para o desafio, antes dos 9 segundos do vídeo. Aos 14 segundos, cada uma das faces do brinquedo tinha uma só cor, para incredulidade de todos em volta, inclusive do próprio Lucas. Antes de olhar para o cronômetro, que marcava 4,904 segundos, ele sabia que havia feito história.

Montar um cubo exige 26 movimentos. Ou seja, Lucas moveu o quebra-cabeças uma vez a cada 2 décimos de segundo. Dessa forma, ele quebrou o recorde de Collin Burns, de 15 anos, que havia sido um terço de segundo mais lento, em abril deste ano. Veja:

Recordes de Cubo Mágico são uma questão de prática. Quanto mais tempo alguém passar solucionando o problema, mais rápido ele será. Em dez anos praticando uma atividade como essa, qualquer um pode resolvê-lo em segundos. Até mesmo eu, que nunca consegui igualar mais do que uma face do dito cujo (uns precisam de mais prática do que outros, é claro).

Há que se registrar a melhora na performance que vem sendo registrada na competição. Apenas 11 anos atrás, em 2004, o rei do Cubo Mágico era o lendário velozcubista Shotaro Makisumi, que quebrou o recorde cinco vezes numa mesma competição, realizada no templo nerd Caltech, na Califórnia. A melhor marca de Shotaru foi 12,11 segundos, duas vezes e meia mais lento que o recordista atual:

Eram os tempos românticos do velozcubismo. Hoje está tudo mudado. Inclusive robôs se saem melhor do que pessoas no Cubo Mágico – o recorde de Lucas vale entre os humanos, mas uma máquina conseguiu vencer o Cubo em apenas 3,253 segundos.

 

 

É importante registrar também que, no tempo em que você levou para ler este texto absurdo, Lucas Etter poderia ter solucionado trinta Cubos Mágicos.

Leia mais:
Um antepassado do Cubo Mágico.

Os 10 produtos mais vendidos do mundo.