PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Coisas de R$1,99 realmente vendem mais do que se custassem R$2?

Do mercadinho da esquina aos grandes varejistas, todo mundo aplica o jeitinho. Mas, funciona mesmo?

Por Felipe Sali
Atualizado em 3 ago 2018, 18h02 - Publicado em 31 jul 2018, 19h08

Desde que o Brasil viveu o boom das lojas de R$ 1,99, parece que se tornou crime colocar um preço redondo nas coisas. Por que etiquetar algo como R$ 15, se você pode usar um rebuscado R$ 14,99? A conhecida justificativa para o ato diz que o preço com dois noves no final passa a impressão de que o produto é mais barato do que realmente é. Mas, até então, a ciência nunca tinha provado se a prático fazia sentido ou não. Até agora.

Pesquisadores da Baylor University publicaram um estudo na revista Marketing Letters testando a eficácia da estratégia. Para isso, eles analisaram 932 consumidores voluntários e concluíram: o preço pode funcionar, mas em situações específicas.

Eles dividiram as pessoas entre dois estilos de pensamento: os holísticos e os analíticos. Os analíticos tendem a ver os dígitos dos preços como coisas independentes e são muito mais suscetíveis ao truque do nove no final. Os holísticos, por outro lado, observam o todo na hora da compra e, portanto, não costumam cair no papinho de economizar um centavo.

Mas existe uma maneira prática de driblar a resistência dos holísticos: basta criar alguma pressão. Funcionava, por exemplo, colocar chocolates com preços quebrados ao lado da fila do caixa – fazendo com que o holístico decida entre comprar ou não o produto antes de chegar a vez dele no caixa. A pressão do tempo bloqueia o pensamento analítico, e o sujeito se torna tão suscetível ao truque do que aqueles que têm pensamento analítico.

O mercado ainda pode influenciar criando promoções relâmpago, daquelas em que você precisa comprar na hora para levar a vantagem. Ou seja: todos nós somos, sim, influenciados pelos precinhos sacanas em algum momento.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.