Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como dar uma má notícia

O gato subiu no telhado e você tem de avisar o dono. Não fique aí cheio de dedos! A SUPER ensina como contar a tragédia sem deixar traumas

Por Luisa Destri
Atualizado em 19 Maio 2017, 19h38 - Publicado em 13 out 2009, 22h00
(Reprodução/Superinteressante)

Evite expectativas

Esqueça frases como “precisamos conversar depois”. Avisos só criam ansiedade na pessoa afetada pela notícia. O mesmo vale para boatos. Nada de fazer tititi com outros antes de abrir o jogo, ou a história pode vazar.

Escolha o cenário

Encontre sua “vítima” em um lugar tranquilo, privado e livre de interrupções, para que a notícia seja apresentada com calma e de uma só vez. Já viu médico dar diagnóstico sério no corredor do hospital?

Mostre consideração

Mantenha a voz alta e clara durante seu discurso – assim você parecerá mais seguro sobre o que está dizendo. E olhe sempre nos olhos da pessoa que recebe a notícia. Ela perceberá que você encara o problema com seriedade.

 

Comunique em 3 atos

Se a tragédia tiver conserto, evite o clima de velório. Abra a conversa com um comentário positivo, jogue a bomba depois e faça um encerramento otimista. Assim, a pessoa perceberá que pode reagir e reverter a situação.

 

Seja todo ouvidos

Deixe que a pessoa descarregue medos e necessidades, para que ela não se sinta tão oprimida pelo infortúnio. Isso também mostrará se a notícia foi compreendida – nem sempre a ficha cai logo de cara.

Continua após a publicidade

Conforte

Pense no que a notícia significa para a pessoa – você saberá como se comportar e ajudar. Se vocês forem próximos, tudo bem se emocionarem juntos. Já chefes e médicos têm de ser objetivos e não devem se envolver.

 

Fontes: Ana Cláudia Arantes, coordenadora do Grupo de Dor e Cuidados Paliativos do Hospital Albert Einstein; Fernanda Saboya, chefe da psicologia hospitalar do Copa D’Or; Willian Bull, consultor de recursos humanos da Mercer; Irene Azevedo, consultora de recursos humanos da DBM.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.