GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como ler bem

Sérgio Gwercman

O bom repórter deve ser imparcial, diz a lição número 1 do jornalismo. Mas o bom leitor também tem sua regra de ouro. Ele deve sempre, sempre, manter a cabeça aberta. O bom leitor sabe se distanciar das paixões. Sabe abandonar as certezas. Está sempre disposto a ouvir uma ideia nova – ainda que ela coloque abaixo suas ideias antigas. Posto assim, ler bem parece um desafio fácil. Não é (como também não é simples ser imparcial). É preciso muita coragem para mudar de ideia. Dá um baita trabalho admitir que tudo aquilo em que você acredita está errado. Mas, se não for assim, qual o benefício de se informar?

Nossa reportagem de capa é uma aula prática de como mandar certezas ao chão. Nos últimos anos, a história da 2ª Guerra tem sido reconstruí da por uma nova geração de pesquisadores. Eles tiveram acesso a documentos antes secretos dos países soviéticos. E, por terem nascido no pós-guerra, foram capazes de analisar o conflito sem o envolvimento emocional de quem foi bombardeado ou perseguido por Hitler. Um trecho da reportagem assinada pelo editor Emiliano Urbim dá a dimensão da coisa: “Após décadas de filmes, livros e capas de revista, o que mais há pra dizer sobre o que aconteceu entre o início e o fim da 2ª Guerra Mundial? Quase tudo”.

Outro exemplo de como é importante ouvir novas ideias está na página 38. O pesquisador Silvio Meira defende que criança na Internet passa longe de ser um problema. “O futuro das crianças é estar online, 24 horas por dia. Daqui para a frente, se você existe, existe na rede, em tempo real e o tempo todo.” Ser imparcial é bom. Estar aberto a novas ideias é melhor ainda.

O espaço na sua mão

Eis dois dvds que dá orgulho ter em casa: a história da exploração espacial contada ao longo dos 50 anos da Nasa, em filmes oficiais e remasterizados. Dá para encontrá-los nas bancas e no http://www.lojaabril.com.br. Há imagens de dentro das naves, diálogos travados por astronautas no espaço, bastidores das missões. Muito foi dito no aniversário de 40 anos da chegada do homem à Lua. Não sei o que poderia ser mais completo do que estes dvds.