Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Conexões do polvo ao Lula

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h52 - Publicado em 12 mar 2011, 22h00

Fabio Marton

Polvo
As cerca de 300 espécies de polvo não têm concha. Por isso, são muito flexíveis e podem se enfiar em qualquer lugar em busca de comida. O polvo é considerado muito inteligente; o rei dos animais invertebrados. E, como convém à nobreza, seu sangue é azul. Tudo por causa de uma molécula, a…

Hemocianina
Ela se liga ao oxigênio para transportá-lo até as células do organismo por meio do sangue. Exatamente como a hemoglobina faz no corpo humano. A diferença é que, enquanto a hemoglobina é rica em ferro (o sangue humano é vermelho porque o ferro é vermelho), a hemocianina está cheia de outro metal. O…

Cobre
Ele fica azul-esverdeado quando entra em contato com o oxigênio. Isso pode ser visto nas estátuas de bronze – que é uma liga de cobre com outros metais. A descoberta dessa mistura foi vital para a humanidade. Tanto é que se chama Idade do Bronze (3300 – 1200 a.C.) o fim da Pré-História, quando foi inventada a…

Metalurgia
Aprender a fundir metais significou a troca das machadinhas de pedra pelas espadas de bronze – e originou os primeiros impérios. Ao longo dos milênios, novas técnicas foram criadas nessa indústria importantíssima. Como a prensagem, que ajuda a moldar o metal mais rápido. E, em 1963, mudaria o destino de um homem…

Lula
Depois que perdeu o dedo mindinho numa prensa, ele se politizou: virou sindicalista, deputado e presidente. Desde então, alguns acusam Lula (cujo apelido não vem do mar, e sim de seu nome, Luiz) de ter assumido uma ideologia mais moderada – menos “vermelha” – e com isso mudado radicalmente de cor. Como um polvo.

Continua após a publicidade

Publicidade