PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Do supercondutor ao Super Mario

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h47 - Publicado em 30 nov 2008, 22h00

Texto Fabio Marton

Supercondutor

Em 1911, o cientista holandês Heike Kamerlingh descobriu uma coisa incrível: se você resfriar bastante certos metais, eles se tornam supercondutores – conduzem energia de forma perfeita, sem desperdício nenhum. Com os supercondutores, seria possível criar carros elétricos hipereficientes e reduzir o consumo de combustíveis fósseis. Um sonho que a ciência persegue desde a…

Crise do petróleo

Em 1973, as nações árabes da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) anunciaram que não exportariam mais petróleo aos aliados de Israel – no caso, todas as potências ocidentais e mais o Japão. Isso gerou uma crise econômica global que acabou com o “milagre econômico” brasileiro e também quebrou negócios mais triviais. Como o mercado de…

Continua após a publicidade

Parques de diversão

No Japão de 1975, com a crise mundial no auge, o lazer se tornou secundário – como a gasolina estava caríssima, as pessoas saíam de casa cada vez menos, o que acabou com a popularidade das máquinas de tiro ao alvo. O fabricante delas, que se chamava Nintendo, resolveu diversificar os negócios e apostou na onda dos fliperamas. Deu certo, e logo a empresa desembarcaria nos…

EUA

Continua após a publicidade

Em 1981, os americanos só queriam saber de jogar: deixaram mais de US$ 10 bilhões em fichas e moedinhas nos fliperamas do país. Mas, para a Nintendo, a coisa não começou muito bem: Radar Scope, um de seus primeiros flipers, foi um baita fracasso. Para reaproveitar as máquinas encalhadas, a empresa colocou nelas um novo jogo: Donkey Kong. Era a estréia de…

Super Mario

Os executivos não botaram muita fé (um homem baixinho, gordo e bigodudo jamais convenceria como super-herói), mas notaram uma coisa. O personagem se parecia muito com Mario Segale, dono do prédio onde funcionava a Nintendo dos EUA – e por isso ganhou o nome dele. Nascia ali o maior astro da história dos jogos: de pulinho em pulinho, ele vendeu mais de 280 milhões de games.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.