Namorados: Revista em casa a partir de 9,90

Editorial: O verdadeiro troféu

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h50 - Publicado em 12 jan 2011, 22h00

Sérgio Gwercman

No dia 9 de dezembro, eu fui ao Rio de Janeiro receber o Prêmio Esso de Criação Gráfica. O Esso, caso você não saiba, é a premiação mais importante do jornalismo brasileiro. A Super venceu com uma matéria sobre a história da impotência, trabalho do ilustrador Carlo Giovani, da designer Josi Campos e do editor Rodrigo Ratier que encantou os jurados por abordar o tema sem recorrer a clichês ou estereótipos.

Esse é a explicação oficial para nosso prêmio. Mas eu tenho outra: a vitória da Super é resultado de uma abordagem inovadora no jornalismo, inaugurada há cerca de 10 anos, que nos fez trabalhar de um jeito diferente do das outras revistas. Na maioria das publicações, separam-se equipes de arte e de texto. O jornalista escreve a reportagem e o designer procura as imagens. No fim, juntam tudo e fazem uma matéria. Aqui na Super, temos outra pegada. Unificamos os times para somar esforços. E acreditamos que dessa soma sai algo maior do que cada um é capaz de produzir sozinho. Numa reportagem da Super, todo mundo contribui. Os jornalistas trazem referências visuais. A arte valoriza a boa apuração. Aí está nosso segredo, o que faz a Super tão diferente do que você vê por aí. E é graças a essa estrutura, acredito, que 2008 foi um dos anos mais premiados da nossa história: ganhamos o Esso, levamos 4 troféus do Prêmio Abril e outros 4 do Malofiej, o maior concurso da infografia mundial.

Ver essa filosofia de trabalho rendendo frutos, sendo reconhecida, deixa qualquer um contente. Mas não é o mais importante. O que nos enche de gás para continuar fazendo esta revista de um jeito único é outra recompensa: os 400 e-mails comentando nosso trabalho que recebemos no mês passado. Quando o editor Alexandre Versignassi e a designer Juliana Vidigal sentaram juntos e se perguntaram como contar a trajetória de Che Guevara de um modo como ninguém tinha feito, não era num troféu que eles estavam pensando. Era em você. E, se você escrever dizendo que gostou, a gente vai vibrar com a mesma alegria com que comemoramos o Prêmio Esso.

Um grande abraço – e feliz 2009!!!

Continua após a publicidade

Manual para fazer matéria da Super

1. Coloque em discussão
Redator-chefe, diretor de arte, editor e designer se reúnem para discutir como editar e ilustrar a reportagem.

2. Coloque na rua
Tudo acertado com o chefe, é hora de chamar um ilustrador para explicar a ideia e encomendar o trabalho.

Continua após a publicidade

3. Coloque em dia
Tudo certo? Claro que não. O fechamento está chegando e nada do combinado foi feito.

4. Coloque no papel
A página é finalizada sob o olhar da designer e da editora.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.