Clique e assine a partir de 5,90/mês

Essa grande bolha, na verdade, é um bolo

O Raindrop cake, que bombou na internet uns tempos atrás, é feito basicamente de agar, e acompanhado por melado e farinha de soja

Por Felipe Germano - Atualizado em 3 abr 2018, 17h31 - Publicado em 8 abr 2016, 20h45

Não é um pássaro, um avião, muito menos um implante de silicone. A grande bolha que você vê na imagem acima é a sobremesa mais descolada do mundo. Chamada Raindrop Cake (algo como Bolo gota de chuva, em português), a guloseima dominou a internet – mas dizem que nem é tão boa assim.

Não entenda por “bolo” a mesma coisa que sua avó fazia para você na sua infância. O Raindrop não usa farinha, ovo ou leite. A sobremesa é composta majoritariamente por uma substância chamada agar – uma espécie de gelatina de origem vegetal. E é acompanhado por melado e Kinako (uma farinha de soja), temperos que dão um gostinho para o prato. A ideia é que o cliente coma a sobremesa usando hashi, e misture os ingredientes com os pauzinhos.

O responsável pela receita é o publicitário Darren Wong. “O resultado meio que me lembra aquela cena de Vida de Inseto, em que eles bebem água que cai das folhas”, contou Darren ao site americano NY Daily News.

A sacada de Wong é mais a ocidentalização do prato do que a invenção em si. O Raindrop é uma versão do Mizu Shingen Mochi, receita tradicional japonesa composta de porções de agar acompanhadas de tempero. Só que como pouca gente fora da Ásia conhecia o prato e suas variações, quando Darren expôs a sobremesa na feira gastronômica de Smorgasburg, em Nova York, o fator Instagram falou mais alto e o produto bombou. São centenas de fotos pelas redes sociais, a maioria se divertindo com a aparência inusitada do doce. “Meus colegas de quarto não sabiam o que eu estava fazendo na nossa cozinha”, conta.

Apesar do hit na internet, o pessoal que provou a sobremesa vem reclamando. São constantes as postagens que mencionam a falta de gosto do produto. “O que é uma raspadinha? É gelo com coberturas, e isso provoca sensações e temperaturas gostosas, quando você come isso em um dia bonito”, Darren se defende. “Quem reclama não está entendendo o objetivo do prato. A apresentação e a textura adicionam muito à experiência de comer sobremesas asiáticas.” Apesar disso, o cozinheiro já afirmou que está trabalhando em novos temperos para a sobremesa – incluindo um com gosto de pasta de amendoim.

Quem quiser conferir o real gosto do Raindrop vai ter que ir até Nova York. Lá, Wong vende cerca de 200 sobremesas por semana, ao preço de 8 dólares (cerca de R$ 26).

Continua após a publicidade
Publicidade