Exercícios tornam as pessoas mais resistentes a filmes tristes
Metade dos espectadores correu 30 minutos antes de assistir ao filme mais triste de todos os tempos - e se recuperou bem mais rápido do impacto negativo do que os outros

Chorar com filmes tristes pode ser um alívio – e até te deixar mais feliz na saída do cinema. Mas não é assim com todo mundo: quem tem dificuldade de equilibrar suas emoções acaba não conseguindo tirar pensamentos tristes da cabeça, e pode sair do filme pior do que entrou.
Pesquisadora de Harvard, Emily Bernstein percebeu que, quando saía para correr, tinha um controle emocional muito maior. Mas quis provar esse efeito cientificamente.
Para isso, ela pediu que 80 voluntários para assistissem ao filme mais triste de todos os tempos, O Campeão, de 1979. Ele foi eleito por cientistas como o filme mais eficiente para deixar as pessoas tristes: consegue esse efeito na maioria dos espectadores em apenas dois minutos e 51 segundos, a duração de sua cena final.
(Alerta: o vídeo contém spoilers!)
A equipe de pesquisadores pediu que os voluntários não se exercitassem no dia do estudo. Eles também avaliaram com questionários o quanto os participantes se sentiam no controle de suas emoções no dia a dia. Chegando ao laboratório, eles foram divididos em dois grupos: um deles passou 30 minutos correndo em velocidade moderada, enquanto o outro só se alongou.
Depois de descansarem um pouco, os dois grupos assistiram à cena final de O Campeão. Sem nem dar tempo para pegarem o lencinho, a equipe perguntou o quão eficientes os participantes achavam que seriam se tivessem que realizar alguma tarefa naquele momento.
As perguntas foram repetidas de um em um minuto, para avaliar o tempo que cada voluntários levava para recuperar do baque emocional do filme.
LEIA: Conselhos errados que as pessoas dão – “Chora, extravasa, que faz bem”
O exercício aeróbico não preveniu os espectadores de se sentirem tristes – também, a carinha do ator-mirim Ricky Schroder é emocionante mesmo. Mas quem se exercitou antes de assistir à cena se recuperou muito mais rápido do impacto negativo. No final do estudo, eles estavam muito menos tristes do que aqueles que não correram.
De acordo com Emily Bernstein, os resultados da pesquisa revelam que o exercício aeróbico pode ser uma forma de treinar sua resiliência e lidar melhor com as emoções.
A pesquisadora também não quis deixar que os voluntários fossem embora no maior climão: no fim do estudo, eles assistiram à cena mais feliz de todos os tempo no cinema. Segundo os mesmos cientistas que analisaram O Campeão, o filme Harry e Sally – Feitos um para o outro (1989) tem as maiores chances de te deixar alegre, especialmente a famosa cena em que Sally, interpretada por Meg Ryan, finge um orgasmo em um café.
LEIA TAMBÉM:
– As 10 músicas que mais fazem os homens chorar
– Os 10 piores vilões do cinema
– Através do espelho: vídeo analisa como personagens do cinema reagem frente ao próprio reflexo