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Feito de plástico, novo Boeing gera polêmica

787 é o primeiro avião comercial com fuselagem de CFRP - um tipo de plástico com fibra de carbono que é 40% mais leve que o alumínio. Mas isso também está preocupando especialistas em segurança

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h52 - Publicado em 26 fev 2011, 22h00

FUSELAGEM
Problema: O plástico não entorta; quebra. Por isso, o avião poderia se estilhaçar numa queda, reduzindo as chances de sobrevivência dos passageiros.

Resposta: A Boeing diz que o 787 é totalmente seguro. Mas admitiu um problema estrutural no encaixe das asas com a fuselagem – adiando o primeiro voo do avião.


RELÂMPAGOS

Problema: Como o plástico não dissipa eletricidade, um eventual relâmpago poderia penetrar no avião – colocando em risco os passageiros ou fritando os sistemas de voo.

Resposta: A fuselagem foi protegida com uma malha de fios de cobre. E o governo dos EUA afrouxou as exigências de segurança contra fagulhas no 787.

RELÂMPAGOS
Problema: Como o plástico não dissipa eletricidade, um eventual relâmpago poderia penetrar no avião – colocando em risco os passageiros ou fritando os sistemas de voo.

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Resposta: A fuselagem foi protegida com uma malha de fios de cobre. E o governo dos EUA afrouxou as exigências de segurança contra fagulhas no 787.

MANUTENÇÃO
Problema: Os métodos de inspeção tradicionais não conseguem detectar sinais de fadiga na fuselagem de plástico, aumentando o risco de quebras durante o voo.

Resposta: O governo recomendou que o avião seja periodicamente checado com ultrassom. A Boeing vai oferecer esse serviço como um opcional.

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