ADORMECEU NO PONTO E O CASAMENTO DESANDOU
DEPOIS DO “VIVERAM FELIZES”
Na história do escritor francês Charles Perrault publicada em 1697, a Bela Adormecida e seu príncipe têm dois filhos, aí o príncipe é convocado para a guerra. Resolve deixar a princesa e as crianças aos cuidados de sua mãe.
A (S)OGRA
Além de ciumenta, a rainha-sogra é descendente de ogros. Sem conseguir controlar seus instintos canibais, ela manda o mordomo cozinhar a família toda, mas ele a engana e serve outros animais. Quando a rainha descobre, tenta jogar todo mundo num tanque de sapos e serpentes. Mas acaba saltando ela mesma lá dentro quando é pega no flagra pelo filho.
CENSURA LIVRE
De tão meiga, a versão da Disney nem sogra tem. No fim, os pombinhos dançam enquanto o vestido da princesa muda de cor entre o azul e o rosa.
A FAMÍLIA CINDERELA UM NINHO DE COBRAS
MALVADEZA 1
A madrasta põe a bela Cinderela pra trabalhar na casa e faz de tudo para que a princesa fique com a autoestima na lama. Enquanto isso, deixa suas filhas barangas, meias-irmãs de Cinderela, na moleza.
MALVADEZA 2
Na versão dos irmãos Grimm, de 1812, a madrasta é ruim até com as próprias filhas: fala para elas cortarem o calcanhar e o dedo para que o sapatinho do baile – que aqui é de puro ouro, e não cristal – caiba em seus pés. Assim, quem sabe, uma delas arremata o coração do príncipe. “Quando vocês forem rainhas, não vão precisar ir a pé”, dizia a mãe.
O CASTIGO
Passarinhos fazem justiça, avisando o príncipe do sangue escorrendo do pé das farsantes. E ainda furam os olhos das duas bem no dia do casamento da Cinderela. Numa versão do século 17, a moça mata a madrasta.
CENSURA LIVRE
A última vilanice da madrasta no filme da Disney é colocar a bengala na frente do ajudante que levava o sapatinho de cristal – ele tropeça e quebra o bibelô. Mas Cinderela aparece triunfante com o outro pé do sapato. O casamento ocupa o final da história, que não mostra o destino das víboras.
O QUE AS VILÃS DA FICÇÃO DIZEM BRE NÓS
• MADRASTA TEM A VER COM “MÁ” SÓ NOS CONTOS DE FADAS. O radical madr vem do latim mater: ou seja, mãe. A psicanalista austríaca Melanie Klein defende que a madrasta das histórias de princesas simboliza o lado ruim da mãe – mas é personificado em outra mulher para sanar uma necessidade infantil de separar o lado bom e o ruim em figuras distintas, para não se culpar por sentimentos de raiva que a criança possa sentir pela própria mãe.
• OS CONTOS DE FADAS MEDIEVAIS ERAM PARA ADULTOS TAMBÉM, por isso são mais picantes e sanguinários. Aos poucos eles foram sendo eleitos como perfeitos educadores morais de crianças burguesas e suavizados até chegarem às versões meigas dos filmes da Disney. As vilãs limitam-se a maldades de teor moral: humilham, dissimulam, expulsam de casa…
• O PSICÓLOGO AUSTRÍACO BRUNO BETTELHEIM dizia que os contos que sobreviveram até hoje são os que mais mexem com o nosso inconsciente. As histórias mais queridas nos ajudam a assimilar conflitos psicológicos universais sobre família, sexo e emoções sem precisar nos colocar nas histórias – afinal, desejos e revoltas são personificados em bruxas, príncipes, lobos etc.
Como criar uma vilã?
Se ela for madrasta, já é meio caminho andado. Mas também é adequado ser invejosa, rancorosa, ambiciosa, raivosa, ciumenta. E feia, velha e verruguenta.
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Como ser uma princesa?
É importante ser exemplo de modéstia, pureza, obediência, recato. Cumpre ainda ser linda, delicada e inocentemente sedutora. Mas tudo fica mais convincente se o pai for casado com outra mulher que não a mãe da princesa.
A MADRASTA DE BRANCA DE NEVE PSICOPATA É POUCO
O PLANO A
Na segunda edição, de 1819, da obra escrita pelos irmãos Grimm, a invejosa madrasta-feiticeira pede ao caçador que traga o pulmão e o fígado da Branca de Neve, para a bruxa comer depois de fervê-los em água salgada.
O PLANO B
O capanga não faz o serviço e ela precisa sujar as mãos. Disfarçada de camponesa velha, tenta matar a enteada três vezes: uma com uma fita para asfixiá-la, outra com um pente envenenado e por último com a famosa maçã.
O CASTIGO
Claro que Branca de Neve acha um príncipe para amá-la e então ganha o direito de se dar bem no final. Já a madrasta é destinada a dançar até a morte usando sapatos de ferro tão quentes quanto brasas.
CENSURA LIVRE
Na versão de Branca de Neve consagrada entre as crianças hoje, a madrasta se transforma numa velha e entrega a maçã envenenada à mocinha. Branca de Neve passa momentos felizes com os 7 anões (que apenas na versão da Disney têm personalidades individualizadas) e a madrasta morre ao cair de um penhasco enquanto fugia dos anões.